PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: LUIS FELIPE RAMOS TOSCANO

DISCENTE : LUIS FELIPE RAMOS TOSCANO
DATA : 23/11/2023
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO PUBERAL COM O ANTIOXIDANTE N-ACETIL-CISTEÍNA NO COMPORTAMENTO E CITOCINAS EM RATOS DO MODELO MAM DE PREJUIZO DO NEURODESENVOLVIMENTO

Para compreender a fisiopatologia da esquizofrenia, estudos constataram alterações nas neurotransmissões dopaminérgica e glutamatérgica, assim como a redução de interneurônios inibitórios que expressam parvalbumina (PVI) no córtex pré-frontal (CPF) e hipocampo ventral. Este processo está relacionado ao estresse oxidativo e aumento da neuroinflamação. O antioxidante N-acetil-L- cisteína (NAC) reduziu alterações fisiológicas e comportamentais em vários modelos animais de esquizofrenia, mas seu efeito na fase puberal foi pouco estudado. O modelo animal de esquizofrenia baseado no prejuízo do neurodesenvolvimento através da administração de acetato de metilazoximetanol (MAM) em ratas no 17º dia gestacional (GD17) induz alterações comportamentais, neuronais e fisiológicas semelhantes às observadas em humanos. O tratamento de animais do modelo MAM com NAC tem demonstrado resultados promissores, porém, são escassos os estudos sobre suas propriedades anti-inflamatórias. Este trabalho possui como objetivo avaliar alterações comportamentais em ratos machos do modelo MAM, sob tratamento agudo ou crônico com NAC na fase puberal, investigando os níveis citocinas pró- e anti-inflamatórias no sangue e suas correlações. No GD17, as ratas grávidas foram tratadas com 25 mg/kg/ml de MAM ou salina. Aos 45 dias de vida, foi iniciado o tratamento i.p. com salina ou NAC 250 mg/ kg. Uma hora após a primeira aplicação, foi realizada a Avaliação Aguda nos testes de inibição pré-pulso (PPI), interação social (IS) e locomoção na arena. Os animais foram tratados de forma crônica por 15 dias. Vinte e quatro horas após a última dose, foi realizada a Avaliação Crônica com os mesmos testes. Os ratos MAM apresentaram aumento na distância total percorrida na arena, diminuição no tempo de IS e maior tempo de autolimpeza no IS, em relação ao grupo salina. O tratamento com NAC reverteu o aumento da duração de autolimpeza, de levantar e impediu o déficit de IS. Não houve efeito significativo dos tratamentos nos níveis de citocinas no sangue, porém os níveis de IL-10 e IL-1ß se correlacionaram positivamente com a IS. Dados indicam que o tratamento com NAC na fase puberal tem efeito principalmente em comportamentos relacionados à ansiedade. Mais estudos são necessários para investigar os efeitos destes tratamentos na fase adulta.

Presidente - Interno ao Programa - 1676274 - CRISTIANE OTERO REIS SALUM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VANESSA COSTHEK ABÍLIO - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIELLE MACEDO GASPAR - UFC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1994696 - SILVIA HONDA TAKADA