PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: FLAVIO HERRMANN

DISCENTE : FLAVIO HERRMANN
DATA : 12/12/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ruth-2

O EFEITO DE DIFERENTES MODELOS DE AULA DE TAI CHI CHUAN (VIRTUAL, HÍBRIDO E PRESENCIAL) EM ASPECTOS NEUROPSIQUIÁTRICOS DO ENVELHECIMENTO

O envelhecimento é um processo natural do ciclo da vida, continuamente ativo e irreversível, que torna o organismo mais vulnerável às agressões dos ambientes. Uma ferramenta para atenuar as perdas decorrentes do envelhecimento e proporcionar uma reserva das capacidades funcionais são as atividades físicas. Desta forma, este estudo teve como objetivo avaliar se diferentes modalidades de prática do Tai Chi Chuan proporcionariam redução dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão, além disso, seus efeitos na cognição, qualidade percebida do sono e percepção de tempo em idosas. Para tanto, 53 voluntárias com idade média de 65 anos (+/- 3) foram recrutadas nos centros de lazer e esportes da cidade de São Bernardo do Campo. O período de intervenção foi de 4 meses, as participantes foram avaliadas pré e pós-intervenção. As intervenções foram pautadas no estilo de Tai Chi Pai Lin, sendo constituída por um período inicial de aquecimento, depois a prática de QI Gong e do Tau lo, finalizando com meditação e automassagem. Os testes utilizados foram: teste de fluência verbal semântica, bateria de avaliação frontal, teste de bissecção temporal, DASS-21 e questionário de qualidade do sono de Pittsburgh. A análise estatística foi feita através do programa Jamovi 2.2.5. Os resultados encontrados não foram estatisticamente relevantes em sua maioria, o grupo híbrido foi o que apresentou maiores diferenças no teste de Pittsburgh (p=0,058) e bissecção temporal (p=0,016). Na análise de correlação foram observadas correlação positiva moderada entre DASS-21 e PSQI. Não foi possível concluir se a prática de Tai Chi Chuan em diferentes modalidades traria resultados distintos aos grupos estudados. A modalidade híbrida foi a que apresentou maiores variações nos resultados dos testes, possivelmente devido ao maior volume de treino. Com relação à percepção de tempo, maior volume de prática demonstrou maior acurácia e precisão.

Presidente - Interno ao Programa - 1762416 - RUTH FERREIRA GALDUROZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HANNA KAREN MOREIRA ANTUNES - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SEBASTIÃO GOBBI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766041 - MARCELO BUSSOTTI REYES