PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: MARCEL VALÉRIO DE ARRUDA

DISCENTE : MARCEL VALÉRIO DE ARRUDA
DATA : 08/12/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ruth-2

EFEITOS DO ESTRESSE EM ASPECTOS NEUROPSIQUIÁTRICOS, COGNIÇÃO E VISCO SIDADE SANGUÍNEA

O estresse psicológico tem sido associado a níveis elevados de dano oxidativo, que podem desencadear distúrbios cognitivos. A Teoria dos Radicais Livres do Envelhecimento sugere que o acúmulo de dano oxidativo contribui para o envelhecimento celular e doenças relacionadas à idade. Os radicais livres afetam a reologia das hemácias, influenciando a circulação sanguínea e a função cardiovascular. O cérebro humano é suscetível ao estresse oxidativo devido a suas características fisiológicas e bioquímicas. O estresse psicológico pode levar a anormalidades hemorreológicas, diminuindo o suprimento de oxigênio e nutrientes, o que pode afetar a função cognitiva. Este projeto investigou as correlações entre os níveis de estresse (avaliados com a escala DASS-21), a viscosidade sanguínea e o desempenho cognitivo em 34 adultos jovens de 20 a 30 anos. Além disso, foram analisadas possíveis associações entre o estresse, qualidade do sono (PSQI), qualidade de vida (WHOQOL) e percepção do tempo (Tarefa de Bissecção Temporal). Os resultados deste estudo evidenciaram os efeitos do estresse e da depressão no bem-estar psicológico, os efeitos da depressão na qualidade do sono e no funcionamento cognitivo e os efeitos do estresse no desempenho e discriminação temporal.

Presidente - Interno ao Programa - 1762416 - RUTH FERREIRA GALDUROZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HANNA KAREN MOREIRA ANTUNES - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766041 - MARCELO BUSSOTTI REYES