PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA FERREIRA DE AZEVEDO ALMEIDA

DISCENTE : ANDRÉA FERREIRA DE AZEVEDO ALMEIDA
DATA : 27/11/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/katerina

INTERVENÇÃO MUSICAL PARA O TREINO DAS HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES

O benefício da música no desenvolvimento da linguagem tem sido mostrado pelos inúmeros estudos de Neurociências porém seu papel no curso de alfabetização de crianças tem sido ainda pouco explorado. Estudos sobre a consciência fonológica e cognição musical têm indicado uma associação positiva entre treinamento musical prolongado e aprimoramento das habilidades fonológicas e linguísticas (ANDRADE et al, 2023). Ademais, o processamento auditivo temporal como a percepção de ritmo e acentos, assim como o processamento tonal como tonalidade e melodia, têm mostrado a influência nas habilidades de consciência e memória fonológica (STEINBRINK, 2019). O presente estudo objetivou avaliar a influência do treinamento das habilidades de processamento auditivo temporal e tonal na alfabetização, e nas habilidades associadas tais como memória de trabalho, consciência fonológica e vocabulário. Participantes: 70 crianças (44 meninas) de 5 e 6 anos do primeiro ano de ensino fundamental em duas escolas particulares no ABC Paulista. Testes neuropsicológicos: Memória de trabalho; Vocabulário receptivo; Leitura de palavras; Bateria Montreal de Habilidades Musicais; Teste de Consciência Fonológica. Pontuações entre as habilidades musicais  mostraram altas correlações de Spearman entre ritmo e melodia musical (rho = 0,672), entre memória e melodia (rho = 0,578), entre memória e ritmo (rho = 0,656, p < 0,001). A correlação entre leitura de palavras e ritmo foi moderada (rho = 0,331, p = 0,005), no Confias fonêmico e ritmo foi moderada (rho = 0,276, p = 0,021) e na memória com ritmo foi moderada (rho = 0,249, p = 0,38).  Os resultados indicam que o ritmo pode estar associado diretamente ao processamento e a percepção auditiva temporal e tonal, podendo corroborar com a alfabetização. A relação entre o ritmo e leitura das palavras, assim como entre o ritmo e consciência fonológica indica que o treino dessa habilidade contribui para a leitura e seu treino auxilia na alfabetização, especialmente em crianças no início do processo.

Presidente - Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VIVIANE DOS SANTOS LOURO - UFPE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2141126 - PATRICIA MARIA VANZELLA