PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: RAONI DA SILVA SANTOS

DISCENTE : RAONI DA SILVA SANTOS
DATA : 01/11/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/katerina

INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A AQUISIÇÃO DA LEITURA E A CAPACIDADE DE MEMÓRIA OPERACIONAL EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Memória operacional, também conhecida e chamada de memória de trabalho, é a capacidade de armazenamento temporário e manipulação das informações para tarefas complexas. No desenvolvimento, os níveis de memória operacional se elevam enquanto a fase de alfabetização da criança também. O objetivo do trabalho foi avaliar a relação entre aquisição da leitura, com uma intervenção na alfabetização, e a capacidade de Memória Operacional. Foram incluídas na análise final 176 crianças de idade média 6.59 (DP = 0,5; meninas N = 95) de 5 escolas da rede pública do Grande ABC.  Para a intervenção utilizou-se o game Kalulu e nas avaliações pré e pós-intervenção foram utilizados os testes: Brown-Peterson, Dígitos, Pseudopalavras, Leitura de Palavras Isoladas e Reconhecimento de Letras Isoladas. Os resultados foram comparados entre grupo experimental e controle com Análises de Variância (ANOVAs) de medidas repetidas. Posteriormente os dados foram normatizados em Escore Z e realizadas Análises Fatoriais, uma Exploratória e duas Confirmatórias, também análises de componentes principais (PCAs), correlações com Coeficiente de Sperman e Regressões Lineares Simples. Nos resultados das ANOVAs no começo e final do ano letivo, as crianças participantes demostraram melhora nos desempenhos, independente do grupo de origem. Nas Análises Fatoriais, PCAs e correlações, os dados apontaram que há uma covariância entre os fatores de leitura e memória operacional. As Regressões Lineares indicaram que os testes de leitura explicam 25,1% na avaliação inicial, e 33,2% na final, do resultado dos testes de memória, apresentando que um resultado melhor em testes de leitura, gera um desempenho melhor nos testes de memória, porém ao inverter a direcionalidade, as porcentagens são as mesmas, expondo que é difícil separar entre os dois fatores, que parecem se amalgamar no desenvolvimento. Conclui-se que é viável afirmar que a aquisição da leitura influencia na capacidade de memória operacional de estudantes do ensino fundamental, mas a capacidade de memória operacional também tem influência na aquisição da leitura.

Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZEU COUTINHO DE MACEDO - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762416 - RUTH FERREIRA GALDUROZ