PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOUISE FURTADO MACHADO

DISCENTE : LOUISE FURTADO MACHADO
DATA : 18/10/2023
LOCAL: sala virtual: https://hku.zoom.us/j/3965569175 Meeting ID: 396 556 9175

INFLUÊNCIAS TRANSLINGUÍSTICAS EM CRIANÇAS BILÍNGUES PORTUGUÊS-INGLÊS E SUA ASSOCIAÇÃO COM DADOS DE EXPERIÊNCIA LINGUÍSTICA E FUNÇÕES EXECUTIVAS

O bilinguismo vem se tornando cada vez mais comum no mundo globalizado e é fonte de pesquisa em diversas áreas. Na Neurociência Cognitiva, discutem-se as possíveis vantagens cognitivas, especialmente em relação ao controle inibitório, que faz parte do conjunto de funções chamadas “executivas”. A relação inibição x acesso lexical tem sido uma questão importante de pesquisa, principalmente relacionando o acesso lexical às  influências translinguísticas (crosslinguistics influence): code-mixing (mistura de códigos) e code-switching (troca de códigos). Apesar disso, poucas pesquisas têm sido feitas sobre a relação entre as funções executivas e as influências translinguísticas. Dentro deste tema, será investigada a relação e associação entre dados de medidas de funções executivas e influências translinguísticas em bilíngues que aprendem o inglês na escola e bilíngues de língua adicional, que usam o inglês em casa. Serão investigadas e analisadas as diferenças e peculiaridades da aquisição bilíngue, levando-se em conta a associação entre processos de aquisição entre crianças bilíngues dentro do continuum do bilinguismo proposto por François Grosjean (1992). Além disso, investigaremos a associação entre o desempenho em  tarefas de funções executivas, como (Simon Task e Alternância de Códigos), com dados da experiência bilíngue (idade de aquisição, contexto de aquisição e proficiência) e a ocorrência de influências translinguísticas.

Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PÂMELA FREITAS PEREIRA TOASSI - UFC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GISELE CAROLINE RIBEIRO ANSELMO - UFPB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2141126 - PATRICIA MARIA VANZELLA