PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATARINA DUARTE FERNANDES

DISCENTE : KATARINA DUARTE FERNANDES
DATA : 03/10/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/katerina

INVESTIGAÇÃO DA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES ARITMÉTICAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM AMOSTRA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

O desempenho em aritmética é mediado por diversas funções cognitivas, entre elas habilidades linguísticas, senso numérico e memória operacional. Sabe-se que o desempenho cognitivo muda durante o desenvolvimento. Porém ainda há certa variabilidade nos resultados encontrados nos estudos que buscam entender a relação entre desempenho em memória operacional e senso numérico com a aritmética em crianças de diferentes anos escolares. Estudos de neuroimagem mostraram que a ativação e a conectividade de regiões intraparietais e das redes frontoparietais estão correlacionadas com o processamento de tarefas numéricas. Também já foi relatada a existência de relação da ativação de áreas parietais na ausência de tarefas com engajamento cognitivo (resting state) com o desempenho matemático. Ainda não está bem estabelecida a relação da conectividade da atividade espontânea do córtex pré-frontal com a cognição aritmética. O presente trabalho é dividido em dois estudos, cada um com o objetivo voltado à investigação de uma das lacunas acima mencionadas. Os participantes do estudo 1 foram 131 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As funções cognitivas avaliadas foram senso numérico, memória operacional fonológica e visuoespacial, e uma tarefa aritmética. Os resultados indicam que tanto o desempenho em aritmética quanto no senso numérico e em memória operacional foram menores nas crianças com dificuldade em leitura. Encontrou-se também uma associação entre as funções cognitivas avaliadas e o desempenho aritmético, que variou conforme os anos escolares. No estudo 2,  os participantes foram uma subamostra de 85 crianças, que além das medidas cognitivas do primeiro estudo, tiveram as medidas de atividade espontânea do córtex pré-frontal coletadas usando fnirs. Como resultados preliminares encontramos que a conectividade dos canais das regiões dorsolaterais e pré-frontais anteriores tiveram as maiores correlações com o desempenho aritmético, tais conexões também se mostraram correlacionadas com memória operacional e senso numérico.

Presidente - Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2139904 - CLAUDINEI EDUARDO BIAZOLI JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANA VELLINHO CORSO - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762416 - RUTH FERREIRA GALDUROZ