PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL QUINTELA BERTUZZI

DISCENTE : DANIEL QUINTELA BERTUZZI
DATA : 19/09/2023
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/87932654813?pwd=MkVPRFFNYnB1NzF1eS9GWnM4ZStkQT09

Explorando Interações entre Estímulos Complexos Visuais e Auditivos por meio de Associações Intermodais e Respostas Pupilares

As correspondências crossmodais são tendências naturais dos indivíduos em fazer associações sistemáticas entre características de estímulos de diferentes modalidades sensoriais. A literatura científica já documentou a presença dessas correspondências entre diferentes pares de modalidades sensoriais, incluindo visual e tátil, auditiva e tátil, gustativa e auditiva, e olfativa e visual. As pesquisas têm se concentrado principalmente em investigar estímulos auditivos e visuais simples, embora também existam evidências de associações crossmodais entre estímulos visuais e auditivos complexos, frequentemente com foco em pinturas abstratas e características auditivas básicas. No entanto, as interações entre elementos visuais e auditivos complexos e sua possível influência nas respostas pupilares ainda são pouco compreendidas. O presente estudo tem como objetivo investigar as associações intermodais sistemáticas entre estímulos visuais figurativos (especificamente representações do sol e da lua) e trechos musicais por meio de diferencial semântico e associação direta. A primeira fase busca explorar se essas associações são consistentes com as expectativas. Adicionalmente, a segunda fase busca descobrir como essas interações sensoriais intermodais impactam o comportamento pupilar, esclarecendo as relações intrincadas entre estímulos sensoriais complexos e seus efeitos na percepção e respostas fisiológicas.

Na primeira fase, o estudo utilizou nove pinturas figurativas representando temas de sol, lua ou luz difusa, selecionadas de trabalhos anteriores. Além disso, nove trechos musicais foram escolhidos com base em um estudo piloto, representando temas de sol, lua ou nenhum dos dois. Uma amostra final de 377 participantes completou uma pesquisa online, consistindo em duas tarefas principais: diferencial semântico e associação direta. Na tarefa de diferencial semântico, os participantes avaliaram pinturas e trechos musicais em 15 pares de adjetivos bipolares). Na tarefa de associação direta, os participantes associaram trechos musicais a pinturas, avaliando a força da associação em uma escala bipolar. Os resultados do estudo sugerem uma relação forte e significativa entre obras visuais (pinturas) e estímulos auditivos (trechos musicais) em termos de associações semânticas e associações diretas. Isso indica uma conexão perceptual intermodal entre estímulos visuais e auditivos. Os achados revelam que os participantes consistentemente associaram certos trechos musicais a pinturas específicas com base em suas características percebidas, alinhando-se com a representação pretendida do 'sol' ou da 'lua'. Essas associações podem ocorrer com base em características intermodais como semânticas, estruturais, estatísticas ou emocionais.

Na segunda fase do estudo, o objetivo é investigar os efeitos das interações entre os estímulos sensoriais intermodais no comportamento pupilar, explicando especificamente se as músicas associadas aos temas do Sol e da Lua tiveram um impacto diferenciado nas respostas pupilares ao serem apresentadas junto com as pinturas relacionadas, e discutir como as associações semânticas e diretas entre as músicas e as pinturas podem ter influenciado a percepção e resposta pupilar. Os participantes serão testados individualmente usando eye-tracking e equipamentos específicos para apresentação de estímulos visuais e auditivos. As mesmas 9 pinturas figurativas serão utilizadas, e 2 trechos musicais serão selecionados da primeira fase para serem apresentados como música de fundo. Um destes trechos musicais será escolhido por ter uma maior congruência com as pinturas relacionadas à lua e uma maior incongruência com as pinturas relacionadas ao sol, enquanto o outro terá o padrão oposto. As pinturas serão apresentadas em blocos com música de fundo ou silêncio. Os dados serão submetidos a pré-processamento, incluindo correção de linha base, exclusão de trials e exclusão de participantes com base na qualidade dos dados. A análise estatística será feita empregando análise de efeitos mistos lineares, conduzida para avaliar os efeitos das categorias de pintura e música no tamanho da pupila, considerando perspectivas pré-determinadas e percebidas.

Presidente - Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IVAN EIJI YAMAUCHI SIMURRA - UFAC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRELLA GUALTIERI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO