PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA PRETE CAVALLARI

DISCENTE : TATIANA PRETE CAVALLARI
DATA : 15/08/2023
LOCAL: Online

O uso do fNIRS em pesquisas relacionadas a alfabetização de crianças autistas

Minha trajetória no mestrado iniciou com a motivação de aprofundar meus conhecimentos em neurociência voltados ao tema da Educação. Sou Pedagoga e já havia realizado duas pós-graduação lato sensu em Neurociência aplicada à Educação e Neuropsicopegagogia Institucional e Clínica, que foram muito importantes e bastante complementares ao meu fazer pedagógico, mas com um curso de mestrado poderia agregar um melhor desenvolvimento a pesquisa científica, que me interessei na época da graduação onde fiz a Iniciação Científica e fui agraciada com um prêmio na área de Humanas pelo meu estudo.

No mestrado na UFABC, além de cumprir todos os créditos necessários cursando as disciplinas obrigatórias e optativas, mas em relação ao meu Projeto iniciei com o intuito de estudar sobre a importância da Neurociência estar presente na formação do professor/pedagogo, mas ao contatar meu atual orientador, ele me ofereceu uma outra possibilidade, a qual aceitei, que seria desenvolver um tema inserido como uma vertente de um outro Projeto já em andamento com investimentos da FAPESP, em que ele participava. A partir disso que oficialmente o meu projeto de mestrado segui no caminho de experimentos com fNIRS relacionados com alfabetização e população de crianças autistas (TEA).

Participei de um experimento intrasujeitos que estava sendo realizado nesse Projeto em andamento, que consistia em que crianças dentro do espectro autista, que eram clientes de uma clínica Interdisciplinar chamada CLIA (Rua Vitória Régia, 1095 Bairro Campestre – Santo André/SP) especializada no atendimento terapêutico no contra turno escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento, onde algumas crianças previamente selecionadas e autorizadas pelos responsáveis estavam participando do experimento, que consistia em que elas realizassem tarefas no computador por meio de um software de alfabetização, o currículo ALLEP, sendo monitoradas pelo fNIRS.

Participei em 3 dessas coletas de dados com o fNIRS na Clia, em três datas no ano passado de 2022: 24 de fevereiro, 8 de julho e 30 de setembro. Nessas datas passei o dia todo, das 9h até o horário que terminava, por volta das 17h, ajudando nas coletas, recebendo as crianças, observando sistematicamente todos os procedimentos realizados pelos experimentadores, tanto nas instruções passadas as crianças em Relação a atividade no computador e ao uso da touca de fNIRS, como também na operação do fNIRS e comportamento das crianças. Nesses dias também auxiliei filmando os experimentos, filmando as crianças realizando a tarefa experimental com o fNIRS para posteriormente esses vídeos servirem de dados comportamentais a serem analisados. Escrevi relatórios descritivos sobre o comportamento das crianças nesses vídeos em interação com a tarefa, com o fNIRS e com o experimentador, como outra forma de colaborar nesse Projeto. Também participei de algumas reuniões em relação a esse Projeto e experimento.

Inicialmente também realizaria e lideraria uma tarefa experimental bem similar com crianças na própria Clia que fossem autistas em fase de alfabetização utilizando esse mesmo software e em também crianças consideradas desenvolvimento típico em escolas públicas da cidade de Santo André/SP. Porém, até por conta da pandemia de covid-19, a parceria com a escola regular de Santo André estendeu demasiadamente seus prazos burocráticos e acabou não sobrando tempo hábil para realizar o experimento com todos os devidos protocolos. Nesse meio tempo a parceria com a Clínica Clia também finalizou, e mesmo podendo ser feita uma nova, nossos prazos estariam em risco, por isso, meu orientador e eu optamos por recalcular a rota e seguir um outro caminho, um Projeto de revisão bibliográfica.

Reorganizei e encaminhei meu Projeto do mestrado para ser uma revisão bibliográfica sistemática sobre o uso do fNIRS em experimentos sobre alfabetização em crianças, mais especificamente em crianças autistas. Encontrei 169 artigos, que desses foram selecionados 103, sendo 46 artigos de temas referente ao uso de fNIRS, 19 comparativos entre grupos de autistas e neurotípicos com fNIRS, 19 de fNIRS com somente populações autistas, 12 com temas que tratam de Alfabetização ou Aprendizado relacionado com Funções Executivas e Linguagem relacionados com Neurociência e Educação, e mais 7 sobre neurodiversidade e autismo. Estou com meu artigo de revisão praticamente finalizado, já escrito, porém na fase alguns ajustes e revisão da formatação.

Presidente - Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GUSTAVO HENRIQUE RÜCKERT - UFPEL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART