PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Seminários em Neurociência e Cognição - 4a 19/07 13h (online): Matheus Cavatti (UFES) - Ambiente de música é ambiente de droga?

Resumo: O transtorno no uso de substâncias se faz um problema social, de saúde e educacional, que insistem em direcioná-lo ao legalismo/criminalismo. Ao longo da história da humanidade, o comportamento do consumo de substâncias era realizado para diversos fins. Rituais, celebrações, festividades, etc, sempre foram marcados pelo uso de alguma substância derivada de alguma planta ou fungo que fosse complementar àquele evento. Junto ao uso de substâncias, a música também se marcava presente como uma característica desses eventos, que variava (e varia até hoje) de acordo com as diferenças étnicas dessas populações de humanos. Após tempo passado, nos perguntamos ainda se existe uma relação intrínseca (evolutiva?) com o comportamento de consumir drogas e com a compreensão, composição e performance musical e como essa relação se deu. No intuito de investigar um grão de areia neste vasto universo de dúvidas, o doutorando da Universidade Federal do Espírito Santo, Matheus Cavatti, se propõe a entender se o histórico de consumo abusivo de álcool etílico pode prejudicar a compreensão e execução de tarefas que envolvem a memória operacional de músicos. Após estudar sobre álcool, canabinóides e suas relações bioquímicas e comportamentais em modelos animais, Matheus explicará por que chegou a esta necessidade de procurar entender a relação entre drogas e música.

Matheus Cavatti Santos é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com experiência na área de Neurociências (ênfase em Neurotoxicologia e Psicofarmacologia). Estudou um ano na University of Toronto (Canadá), onde foi aluno-pesquisador do Behavioural Neurobiology Lab no Centre of Addiction and Mental Health (CAMH), em pesquisa com os temas estresse e depressão. Mestre, e atualmente doutorando, em Ciências Fisiológicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFES, no Laboratório de Neurotoxicologia e Psicofarmacologia (LANEP), onde trabalha com interações de drogas (álcool e canabinóides) no comportamento, memória e seus reflexos na compreensão e performance musical

DIVULGACAO_2023.07.19_MatheusCavatti (1).png

Notícia cadastrada em: 12/07/2023 09:55