PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS FELIPE RAMOS TOSCANO

DISCENTE : LUIS FELIPE RAMOS TOSCANO
DATA : 18/07/2023
LOCAL: on-line

AVALIAÇÃO DE CITOCINAS NO SANGUE E ENCÉFALO DE RATOS DO MODELO MAM TRATADOS COM O ANTIOXIDANTE N-ACETIL-CISTEÍNA NA FASE PUBERAL

A causa da esquizofrenia é ainda muito estudada, diversos estudos constataram alterações na neurotransmissão dopaminérgica e glutamatérgica, assim como a redução de interneurônios inibitórios que expressam parvalbumina (PVI) no córtex pré-frontal (CPF) e hipocampo ventral. Este processo está relacionado ao estresse oxidativo e aumento da neuroinflamação, observada através de níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias, e diminuição de citocinas anti-inflamatórias. O antioxidante N-acetil-L-cisteína (NAC)foi testado em vários modelos animais de esquizofrenia e, em muitos dos estudos, foi capaz de impedir a perda de PVI no hipocampo ventral, além de diminuir alterações comportamentais. O modelo animal de esquizofrenia baseado na interrupção do neurodesenvolvimento através da administração de acetato de metilazoximetanol (MAM) em ratas no 17º dia gestacional induz alterações comportamentais, neuronais e fisiológicas concordantes com o que é observado em outros modelos de esquizofrenia, assim como em humanos. O tratamento de animais do modelo MAM com NAC tem demonstrado resultados promissores, reduzindo vários déficits comportamentais causados pelo MAM e auxiliado na compreensão geral da fisiopatologia dessa doença. Porém, nem todos os mecanismos pelos quais o NAC atua no modelo MAM foram claramente descritos, sendo escassos os dados que analisam sua influência nos níveis das citocinas pró- e anti-inflamatórias. Este projeto possui como objetivo avaliar se há alterações neuroinflamatórias ratos machos e fêmeas do modelo MAM, tratados ou não de forma aguda ou crônica com NAC na fase puberal, investigando os níveis citocinas pró-inflamatórias IFN-γ, IL-1β, IL-6, IL-2 e TNF-α, e anti-inflamatória IL-4 e IL-10 no sangue periférico, CPF e hipocampo, relacionando esses resultados com as alterações comportamentais. O experimento se iniciou com a identificação da fase do ciclo estral das ratas e o cruzamento durante o período fértil, sendo consideradas prenhes com a identificação de espermatozoide no lavado vaginal. No dia gestacional (GD) 17, as ratas grávidas foram tratadas com 25 mg/kg (1mg/ ml) de MAM ou salina. Após o nascimento e desmame (PN21) os filhotes machos foram separados das fêmeas. Quando os animais completaram entre 43-45 dias de vida, foi iniciado o tratamento i.p. com salina ou NAC 250 mg/ kg. 1h após essa primeira aplicação, foi realizado o Experimento Agudo, em que os animais foram submetidos ao Teste de Inibição Pré-Pulso (PPI), Teste de Locomoção na Arena e Teste de Interação Social (IS). Os animais foram tratados de forma crônica durante 15 dias. 24h após a da última dose de NAC ou salina, foi realizado o Experimento Crônico, com os mesmos experimentos comportamentais do Experimento Agudo e retirada do sangue periférico e tecido encefálico para posterior análise das citocinas. No Experimento Agudo, os ratos machos tratados com MAM apresentaram maior distância total percorrida no Teste de Locomoção e diminuição no tempo de interação ativa no IS, quando comparados ao grupo salina. Os ratos tratados com NAC apresentaram maior distância média no IS quando comparados ao grupo salina. As fêmeas tratadas com MAM apresentaram diminuição no tempo de interação ativa e aumento da frequência de autolimpeza no IS quando comparadas ao grupo salina. No Experimento Crônico os machos tratados com MAM apresentaram diminuição no tempo de interação ativa e maior tempo no comportamento de autolimpeza no IS, quando comparados ao grupo salina. Foi observado também efeito geral do NAC no aumento do PPI. Já as fêmeas tratadas com MAM apresentaram maior distância média, enquanto as ratas tratadas com NAC apresentaram menor distância média no IS, quando comparadas ao grupo salina. Os resultados apresentados sugerem que o tratamento na fase puberal com NAC, de forma aguda ou crônica, produza alguns efeitos reduzindo os déficits comportamentais no modelo MAM em machos, como no tempo de interação ativa no teste de IS. Em fêmeas isso deve ser investigado avaliando a fase do ciclo estral.

Presidente - Interno ao Programa - 1994696 - SILVIA HONDA TAKADA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CAROLINA ISSY - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VANESSA COSTHEK ABÍLIO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1893240 - RAQUEL VECCHIO FORNARI