PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: GUSTAVO BRITO DE AZEVEDO

DISCENTE : GUSTAVO BRITO DE AZEVEDO
DATA : 26/05/2023
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Uma comparação do efeito de temporal binding em diferentes tarefas experimentais

O temporal binding  refere-se ao fenômeno pelo qual uma causa e sua consequência aparecem mais próximas no tempo do que dois eventos não relacionados. Ao longo dos anos, os pesquisadores usaram vários métodos para investigar esse efeito, incluindo métodos que medem a capacidade de estimar subjetivamente um intervalo de tempo (tempo de intervalo) e nossa capacidade de dizer com precisão quando um evento ocorreu no tempo (tempo de ocorrência). Evidências recentes sugerem que essas duas habilidades possuem bases neurais e cognitivas distintas, apesar de serem complementares. Assumindo que essas diferenças devem ser refletidas no efeito de temporal binding, implementamos dois experimentos contendo quatro tarefas: duas relacionadas ao tempo de intervalo (Estimação e Reprodução Temporal) e duas ao tempo de ocorrência (Antecipação Temporal e Libet Clock). Os participantes realizaram essas tarefas em duas (Experimento 1) ou seis (Experimento 2) sessões experimentais separadas, e correlacionamos seus dados dentro e entre as sessões e tarefas. Além disso, como efeitos altamente replicáveis sofrem de baixa variância entre os sujeitos, limitando a análise correlacional, estimamos a confiabilidade das medidas em cada tarefa e sessão. Em ambos os experimentos, replicamos o efeito de temporal binding em três tarefas (Estimativa Temporal, Reprodução e Libet Clock), mas não na Antecipação Temporal. Encontramos boa confiabilidade dos efeitos dentro da mesma tarefa e sessão, mas em menor grau entre diferentes sessões experimentais. Por fim, observamos uma correlação de efeitos de temporal binding entre os participantes para Estimação Temporal e Reprodução, mas não para as outras tarefas. Tomados em conjunto, nossos resultados sugerem que o temporal binding é um achado experimental robusto, seu efeito dentro do mesmo participante varia entre as sessões e que diferentes tarefas podem medir diferentes aspectos do efeito.

Presidente - Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALTAY ALVES LINO DE SOUSA - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAROLINA FEHER DA SILVA - US
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO