MEMÓRIA DE TRABALHO E A INFLUÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
Memória de trabalho (MT) é função cognitiva cujo modelo de funcionamento ainda aguarda o consenso entre os pesquisadores. No modelo do Baddeley, MT é composta por quatro componentes: alça fonológica, esboço visuoespacial, executivo central e buffer episódico dispostos em dois tipos de memória: visual e verbal. Já o modelo de "processos embutidos" de Cowan inclui a parte ativada da memória de longo prazo embutida no sistema de memória e dentro da memória ativada, inclui o foco atencional. No desenvolvimento vê-se que na medida em que os níveis de memória de trabalho se elevam, a fase de alfabetização da criança também avança e é de se esperar que haja um efeito do processo de alfabetização no progresso desse domínio cognitivo. O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da alfabetização no desenvolvimento da memória de trabalho. Foram incluídas na análise final 176 crianças de idade média 6.59 (DP = 0,5; meninas N = 95) de 5 escolas da rede pública do Grande ABC. Para avaliação pré e pós-intervenção foram utilizados os testes: Brown-Peterson, Dígitos e Pseudopalavras e utilizadas ANOVAs de medidas repetidas. A intervenção foi realizada nas escolas com o jogo de tablet chamado Kalulu. Comparando os resultados dos testes no começo e no final do ano letivo, as crianças participantes mostraram melhora nos seus desempenhos, independente do grupo de origem, sendo ele o grupo da intervenção ou do grupo controle. Porém quando se verifica o Span dos dígitos, na ordem direta e inversa, a diferença individual foi maior e apresentou diferenças estatisticamente significantes entre os grupos experimental e controle. Por fim, se faz necessário um aprimoramento estatístico no estudo, junto com um refinamento da seleção de testes para avaliar a memória de trabalho e verificar a necessidade de avaliar habilidades relacionadas, como a atenção.