PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Seminários em Neurociência e Cognição - 4a 19/04 13h: Rodrigo Campos Cardoso (University of Alabama at Birmingham, EUA) - O papel do córtex pré-frontal medial nas respostas condicionadas de medo

Data e hora: 19/04/2023 13-14h
Palestrante: Rodrigo Campos Cardoso
Sala: somente online
Afiliação: University of Alabama at Birmingham
Título: O papel do córtex pré-frontal medial nas respostas condicionadas de medo
Resumo: O medo condicionado tem sido utilizado como modelo de estudo para o transtorno de estresse pós-traumático. A literatura aponta para a importância do papel do córtex pré-frontal medial (mPFC) na mediação do condicionamento, expressão e extinção dessas respostas. O mPFC possui regiões distintas que atuam de forma antagônica em resposta ao condicionamento aversivo: o mPFC pré-límbico (PL) seria uma região promotora do medo condicionado e o infra-límbico (IL) uma região supressora. O córtex peduncular dorsal (DP), por sua vez, é uma região pouco estudada no contexto do medo condiocionado, e dados recentes da literatura e do nosso laboratório apontam para um papel importante desta região do mPFC. na sinalização de estímulos aversivos para outras regiões. Como cada uma das estruturas participa dos processos aquisição, evocação e extinção das memórias de medo? Seria o DP uma extensão do IL, como sugere a literatura?
Bio: Rodrigo é Biólogo formado pela Universidade Federal de Viçosa em 2016, com Mestrado (2018) e Doutorado (2022) em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Estuda a neurobiologia da resposta ao estresse, investigando os efeitos de diferentes estressores, como restrição forçada, abstinência ao etanol e medo condicionado, no comportamento e como esses efeitos podem estar relacionados a transtornos psiquiátricos. Além disso, ele explora as diferenças na resposta ao estresse durante a adolescência. Busca entender melhor a função neuronal e os circuitos subjacentes envolvidos na resposta ao estresse e transtornos psiquiátricos, além do papel de hormônios, como os glicocorticoides neste contexto. Atualmente realiza pós-doutoramento no Departamento de Neurobiologia da Universidade do Alabama em Birmingham, EUA.
Transmissão: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppc-ncg
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 17:59