PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: LUISIANA BALDINI FRANÇA PASSARINI

DISCENTE : LUISIANA BALDINI FRANÇA PASSARINI
DATA : 04/05/2023
LOCAL: online

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE EXPERIÊNCIAS MUSICAIS PARA ESTIMULAÇÃO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EM BEBÊS

Experiências musicais podem ser estímulos relevantes para o desenvolvimento infantil com implicações em diferentes domínios como cognição, motricidade e linguagem. No entanto, há poucos protocolos estruturados descritos na literatura científica que possam ser replicados para avaliar de forma mais acurada os efeitos da experiência musical no desenvolvimento da criança na primeira infância. A musicalidade da fala, ou prosódia, é apontada como pré-requisito para desenvolvimento de comunicação e linguagem. Para muitos pesquisadores, a percepção de elementos melódicos, rítmicos e timbrísticos na fala é o que propicia a aquisição e o desenvolvimento de linguagem em bebês. Nesse contexto, nosso objetivo principal foi desenvolver e sistematizar um protocolo de experiências musicais, baseado em elementos prosódicos, para estimulação da comunicação e linguagem e avaliar sua aplicabilidade em um grupo de bebês de 12 a 18 meses. O objetivo secundário foi verificar se o protocolo aplicado se reflete no desenvolvimento da criança (domínios cognitivo, motor, de linguagem, comportamento adaptativo e socioemocional) avaliado pela Escala Bayley III. O protocolo foi aplicado em 22 bebês, avaliados com a escala Bayley III antes e depois da intervenção. Foram realizadas 14 sessões em grupo, com 30 minutos de duração, duas vezes por semana. Resultados: (1) O protocolo de experiências musicais aplicado foi bem aceito, com respostas positivas às intervenções e engajamento positivo dos bebês e suas famílias; (2) Nos questionários de comportamento adaptativo e socioemocional, respondido pelos pais, não foram encontrados resultados significativos entre pré e pós intervenção. Em relação aos domínios avaliados, os resultados obtidos mostraram melhora significativa em todos eles: cognitivo, motor e de linguagem.

Presidente - Interno ao Programa - 2141126 - PATRICIA MARIA VANZELLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3271359 - THENILLE BRAUN JANZEN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZEU COUTINHO DE MACEDO - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1653406 - ABRAHAO FONTES BAPTISTA