DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE EXPERIÊNCIAS MUSICAIS PARA ESTIMULAÇÃO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EM BEBÊS
Experiências musicais podem ser estímulos relevantes para o desenvolvimento infantil com implicações em diferentes domínios como cognição, motricidade e linguagem. No entanto, há poucos protocolos estruturados descritos na literatura científica que possam ser replicados para avaliar de forma mais acurada os efeitos da experiência musical no desenvolvimento da criança na primeira infância. A musicalidade da fala, ou prosódia, é apontada como pré-requisito para desenvolvimento de comunicação e linguagem. Para muitos pesquisadores, a percepção de elementos melódicos, rítmicos e timbrísticos na fala é o que propicia a aquisição e o desenvolvimento de linguagem em bebês. Nesse contexto, nosso objetivo principal foi desenvolver e sistematizar um protocolo de experiências musicais, baseado em elementos prosódicos, para estimulação da comunicação e linguagem e avaliar sua aplicabilidade em um grupo de bebês de 12 a 18 meses. O objetivo secundário foi verificar se o protocolo aplicado se reflete no desenvolvimento da criança (domínios cognitivo, motor, de linguagem, comportamento adaptativo e socioemocional) avaliado pela Escala Bayley III. O protocolo foi aplicado em 22 bebês, avaliados com a escala Bayley III antes e depois da intervenção. Foram realizadas 14 sessões em grupo, com 30 minutos de duração, duas vezes por semana. Resultados: (1) O protocolo de experiências musicais aplicado foi bem aceito, com respostas positivas às intervenções e engajamento positivo dos bebês e suas famílias; (2) Nos questionários de comportamento adaptativo e socioemocional, respondido pelos pais, não foram encontrados resultados significativos entre pré e pós intervenção. Em relação aos domínios avaliados, os resultados obtidos mostraram melhora significativa em todos eles: cognitivo, motor e de linguagem.