PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA DE JESUS CONTO

DISCENTE : NATÁLIA DE JESUS CONTO
DATA : 26/10/2022
LOCAL: Sala 207 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Deficiência de glicose e sua relação com substratos energéticos na viabilidade neuronal

A desregulação da homeostasia da glicose no cérebro vem sendo associada com processos neurodegenerativos. A redução do aporte de glicose para neurônios pode comprometer sua função e/ou predispor a célula á morte. Resultados prévios do laboratório mostram que neurônios morrem quando mantidos em glicemia de 2,5mM, o que na literatura é descrito como nossa condição fisiológica de glicose no sistema nervoso central (SNC). Neste sentido esses resultados sugerem que neurônios possuem um suporte energético adicional ao SNC. Assim, astrócito os quais são conhecidos por transportar lactato aos neurônios, surgem como candidato a este importante aporte energético fazendo com que os neurônios não sejam somente dependentes da glicose extracelular. Baseando-se no que foi descrito acima, o presente estudo tem como objetivo investigar a dependência neuronal destes substratos (glicose, lactato e piruvato) e investigar o papel do astrócito como fornecedor destes substratos energéticos.

Presidente - Interno ao Programa - 1994696 - SILVIA HONDA TAKADA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1227329 - CESAR AUGUSTO JOAO RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - APARECIDA EMIKO HIRATA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676367 - ALEXANDRE HIROAKI KIHARA