PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: MARIANA MOGA DE MOURA E SILVA

DISCENTE : MARIANA MOGA DE MOURA E SILVA
DATA : 09/09/2022
LOCAL:

Meeting ID: 859 2364 7429
Passcode: 727499

Acurácia na afinação do canto: um estudo sobre modelos internos e imagética

O canto é uma atividade de alta complexidade que envolve diversos processos cognitivos, dentre os quais destaca-se a integração sensório-motora. Além disso, requer a constante atualização dos modelos internos – modelos não-estáticos que representam as interações do corpo com o meio externo e que sofrem constantes recalibrações durante a vida do indivíduo conforme as experiências e o aprendizado. O Modelo de Associação de Imagética Multimodal propõe que a imagética auditiva atua como priming da imagética motora e vice-versa, de forma que a habilidade de criar imagens mentais do material a ser entoado seria essencial para a acurácia na imitação vocal. Este projeto pretende verificar se a imagética auditiva (avaliada por meio de medidas subjetivas de controle e nitidez) se relaciona a um melhor desempenho em tarefas de imitação vocal (avaliada por meio da acurácia na afinação em termos de desvios da frequência fundamental - Fo), e se há associações entre essas medidas e índices de musicalidade. Para isso, foram elaborados dois experimentos. No Experimento 1, realizado no Laboratório de Cognição humana da Universidade Federal do ABC, 15 participantes ouviram e vocalizaram 20 melodias de diferentes contextos musicais (tonal e atonal) em duas condições: após intervalo de quatro segundos de silêncio para mentalizar a melodia escutada e após tarefa distratora. Observou-se que a acurácia na tarefa de imitação vocal foi maior após a tarefa distratora, com menores desvios de Fo (p=0.027), e que o nível de musicalidade é um dos fatores associados a maior nitidez na imagética. No Experimento 2, realizado por meio de plataforma online, os participantes executaram uma tarefa de imitação vocal de 30 melodias (em contextos maior, menor e atonal) em duas condições: após intervalo de quatro segundos de silêncio para mentalizar a melodia escutada (como no Experimento 1) e com vocalização imediatamente após a escuta. Participaram 137 voluntários não-cantores, cantores amadores e cantores profissionais. Observou-se que o desempenho geral na tarefa de imitação vocal foi melhor nos três grupos, com menores desvios de Fo, na condição sem tempo de mentalização (Z=1033.0, p<0.001). Houve diferença significativa entre os contextos tonal e atonal (Q=11.58, p=0.003) com análise post-hoc de Nemenyi com diferenças significativas entre os contextos maior e menor (p=0.002) e entre os contextos maior e atonal (p=0.042). Observou-se também uma correlação moderada entre habilidade de imagética e acurácia na afinação (menores desvios de Fo; ρ=-0.383), além de correlações significativas entre os níveis de musicalidade e controle da imagética (ρ=-0.592). Entendemos que a exposição à música e experimentação da voz, ainda que não-formal, contribui para atualizar os modelos internos facilitando a integração sensório-motora e consequente habilidade em imitar melodias e que o treinamento de mentalizações nítidas deve estar acompanhado de bons modelos para poder ser efetivo.

Presidente - Interno ao Programa - 2141126 - PATRICIA MARIA VANZELLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3271359 - THENILLE BRAUN JANZEN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GLAUCIA LAIS SALOMAO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3015190 - RODRIGO PAVAO