PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA APARECIDA MARQUES

DISCENTE : ALESSANDRA APARECIDA MARQUES
DATA : 20/09/2022
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Relação entre parâmetros comportamentais e a expressão dos transportadores de glicose, canais para Ca2+ do tipo-L e Ca2+-ATPase da membrana plasmática em um modelo de esquizofrenia.

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico de caráter crônico e altamente incapacitante. A etiologia desta doença é complexa e ainda desconhecida; neste sentido, distúrbios na neurotransmissão glutamatérgica devido a hipofunção do receptor NMDA (N-metil-D-aspartato), têm sido propostos como umas das causas da fisiopatologia da doença. A administração de cetamina, um antagonista dos receptores NMDA, emerge como um modelo animal de esquizofrenia. Não obstante, anormalidades bioenergéticas e alterações na homeostasia do cálcio celular também foram reportadas no encéfalo de pacientes esquizofrênicos. Nessa perspectiva, ainda não está descrita uma ligação direta entre os sinais e sintomas e os níveis totais de canais para Ca2+ ativados por voltagem, Ca2+-ATPase da membrana plasmática e transportadores de glicose na patologia. Almejando investigar essa relação, este projeto focará em desenvolver um paradigma farmacológico de esquizofrenia como modelo preditivo para o estudo da expressão hipocampal do GLUT1, GLUT3, Cav1.2, Ca2+-ATPase e sua relação com os sintomas negativos, positivos e cognitivos característicos da esquizofrenia.

Presidente - Interno ao Programa - 1994696 - SILVIA HONDA TAKADA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676274 - CRISTIANE OTERO REIS SALUM
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1893240 - RAQUEL VECCHIO FORNARI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1675707 - FULVIO RIELI MENDES