PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DOS SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : LUANA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
DATA : 25/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/daniel-25

ANÁLISE BIOMECÂNICA E NEURAL DA INICIAÇÃO DO PASSO DURANTE CONFLITO COGNITIVO-MOTOR EM INDIVÍDUOS COM E SEM CONGELAMENTO DE MARCHA NA DOENÇA DE PARKINSON

A Doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurológica progressiva resultante da degeneração de neurônios dopaminérgicos na substância negra do mesencéfalo. Dentre os sintomas motores, destaca-se a presença de um sintoma chamado congelamento da marcha (CM) que, é caracterizado por breves episódios de incapacidade de dar passos ou por passos extremamente curtos que normalmente ocorrem no início da marcha. Algumas pesquisas apontam distúrbios nas regiões corticais frontais, nos núcleos da base e na região locomotora do mesencéfalo como as prováveis origens de CM. No entanto ainda não se sabe exatamente quais substratos neurais realmente estão envolvidos neste sintoma. A falta de um entendimento mais aprofundado sobre as regiões cerebrais envolvidas no processamento cognitivo-motor durante atividades ecológicas como dar o passo, dificulta a interpretação e, consequentemente, o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes. Este estudo tem o objetivo de contribuir para um melhor entendimento das áreas corticais envolvidas no CM, através da análise biomecânica e neural da iniciação do passo durante conflito-cognitivo-motor. Participaram desse estudo 37 indivíduos diagnosticados com doença de Parkinson idiopática (16 com congelamento de marcha; 26 homens e 11 mulheres; idade média = 64,1 anos, desvio padrão = 9,2) e 17 indivíduos sadios pareados pela idade (6 homens e 11 mulheres; idade média = 63,9 anos, desvio padrão = 6,5). As respostas hemodinâmicas da área motora suplementar (AMS) e do córtex pré-frontal dorsolateral (CPFDL) foram avaliadas usando espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS) durante uma tarefa de iniciação da marcha sob conflito cognitivo para selecionar o pé para dar o passo (condições congruentes - CON e incongruentes - INC). As seguintes variáveis serão analisadas: (a) tempo de início do ajuste postural antecipatório (APA); (b) duração do APA; (c) amplitude do APA; (d) número de APAs; (e) número de erros na tarefa; e (f) análise de primeiro nível (valores GLM beta) relacionados à iniciação do passopara a AMS e CPFDL. Para as escalas clínicas, dados biomecânicos e hemodinâmicos, será realizada a análise da homogeneidade das variâncias e da normalidade na distribuição dos dados e resíduos utilizando os testes de Levene e Shapiro-Wilk, respectivamente. Nos casos de dados não normais, a escolha do método de normalização dos dados foi selecionada a partir da função estatística Pearson P dividida pelos graus de liberdade (P/df); essa razão pode ser comparada entre as diferentes formas de normalização e indicar em qual delas os dados seguem a distribuição mais próxima da normal (razão próximo a 1). Com os dados normalizados, será utilizado o teste de análise de variância ANOVA de dois fatores: 3 (grupo: Controle, DP CM+ e DP CM-) e 2 (condição: Congruente e Incongruente). Para as análises de interações e diferenças encontradas no teste ANOVA, será utilizado o post hoc de Bonferroni. Correlações de Spearman entre as respostas hemodinâmicas, biomecânicas e Stroop (terceira parte) serão avaliadas agrupando os grupos em cada condição. O nível de significância para todas as análises será estabelecido em 0.05. As análises serão realizadas com o programa R.

Presidente - Interno ao Programa - 1653406 - ABRAHAO FONTES BAPTISTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIS MOCHIZUKI - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FÁBIO AUGUSTO BARBIERI - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART