PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO BRITO DE AZEVEDO

DISCENTE : GUSTAVO BRITO DE AZEVEDO
DATA : 23/11/2021
LOCAL: São Bernardo do Campo

Uma comparação do efeito de temporal binding em diferentes tarefas experimentais

A percepção de tempo é uma das habilidades mais importantes para os seres vivos e é crucial para a sobrevivência de várias espécies. Duas das principais habilidades relacionadas a essa percepção são as relacionadas a intervalos de tempo (a capacidade de medir a duração entre dois eventos) e a tempo de ocorrência (a capacidade de precisar um tempo em que um evento específico ocorreu). Embora sejam habilidades essenciais, sabemos que estão sujeitas a vieses e distorções. Haggard et al. (2002) demonstraram um desses efeitos, conhecido como temporal binding, em que uma causa e seu efeito parecem aproximados no tempo, como se o intervalo entre os dois eventos tivesse diminuído na percepção subjetiva. Desde este estudo seminal, a importância da interação entre percepção causal e temporal tem sido discutida com frequência. Vários estudos já usaram uma série de metodologias experimentais relacionadas a uma dessas duas principais habilidades de percepção do tempo, mas até agora, nenhum estudo comparou o desempenho de um mesmo voluntário para cada um desses métodos. O objetivo deste projeto é preencher essa lacuna na literatura usando quatro tarefas experimentais (duas para intervalo de tempo e duas para tempo de ocorrência) em uma metodologia intra- sujeitos. Vamos expor os voluntários em cada uma dessas quatro tarefas a condições causais e não causais, e avaliaremos sua percepção temporal. O desempenho dos voluntários pode nos dar pistas importantes sobre o fenômeno do temporal binding e sobre a própria percepção de tempo, já que possíveis dissociações de tamanho do efeito entre categorias podem sugerir diferentes mecanismos cognitivos e neurais por trás dos dois tipos de habilidades de percepção temporal.

Presidente - Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LOUISE CATHERYNE BARNE - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALTAY ALVES LINO DE SOUSA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO