PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: BRUCE MARTINS DE SANTANA

DISCENTE : BRUCE MARTINS DE SANTANA
DATA : 16/12/2020
LOCAL: São Bernardo

Leitura em adultos com dislexia do desenvolvimento: uso integrado de medidas pupilares e ressonância
magnética funcional.

Introdução: Pupilometria em diferentes paradigmas tem mostrado que a dilatação pupilar se relaciona intimamente com aumento de carga cognitiva. Este projeto se propôs a investigar dilatação pupilar conjuntamente com imageamento por ressonância magnética funcional. Para isso foi construída uma tarefa de leitura considerando fatores de lexicalidade (palavras x pseudopalavras) e densidade de vizinhos ortográficos (baixa densidade x alta densidade). Materiais e métodos: A amostra foi composta por um grupo de bons leitores (idade média = 25,18, DP = 5,55) e um grupo de adultos com dislexia do desenvolvimento (idade média = 25,53, DP = 5,80) que foram avaliados e triados por uma bateria neuropsicológica que contempla habilidades relacionadas a leitura. Em seguida, foi realizada a tarefa experimental que consistia na leitura ecológica de estímulos escolhidos considerando os fatores lexicalidade e densidade de vizinhos ortográficos durante a obtenção de dilatação pupilar e ativação neural. Adicionalmente foi realizada coleta de dados numa segunda população de bons leitores (N = 30, idade média = 21, DP = 4) com mesmo desenho para obtenção de medidas comportamentais. Resultados: nas medidas de dilatação, ativação BOLD, e tempo de resposta a análise variância apresentou significância no fator lexicalidade. Conclusão: Utilizando diferentes medidas, com diferentes características epistemológicas, obteve-se consistentemente resultados indicando que a lexicalidade é um fator relevante na leitura em português brasileiro.

Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIANA PENTEADO NUCCI DA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO