A Influência da Memória Operacional na Alfabetização e seus Correlatos Neurais.
Este estudo investiga a relação entre a memória de curto prazo
verbal e a ativação do córtex pré-frontal em crianças de seis anos. Utilizando
espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS), analisamos a
atividade cerebral durante uma tarefa de repetição de dígitos (ordem direta e
inversa), bem como durante uma tarefa naturalística de contação de histórias,
onde as crianças precisavam lembrar e repetir informações verbais. Além
disso, aplicamos uma bateria de testes neuropsicológicos para avaliar
consciência fonológica, leitura e memória, permitindo investigar como a
ativação pré-frontal associada à memória de curto prazo verbal pode estar
relacionada ao desempenho nessas habilidades cognitivas. A tarefa de dígitos
inverso é considerada no estudo como uma possível forma de acessar
demandas adicionais da memória operacional, mas o foco principal é a
memória curto-prazo verbal. Os achados deste estudo poderão contribuir para
uma melhor compreensão da relação entre memória verbal de curto prazo,
recrutamento pré-frontal e desenvolvimento das habilidades linguísticas iniciais,
auxiliando futuras intervenções pedagógicas e neurocientíficas.