PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILO ERNESTO SUBENKO OLALLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILO ERNESTO SUBENKO OLALLA
DATA : 05/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/katerina
TÍTULO:

JOGO DIGITAL KALULU: ALFABETIZAÇÃO E ARITMÉTICA BÁSICA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO GAME EM TABLETS


PÁGINAS: 82
RESUMO:

O Brasil enfrenta uma grande dificuldade, com uma parcela considerável de alunos não conseguindo ler de forma satisfatória. Essas dificuldades são históricas e em seu contexto de Planos Nacionais para Educação, muitas vezes evidências científicas relacionadas a alfabetização não são prioridade na criação de políticas públicas. Diretrizes federais como a Base Curricular Nacional Comum (BNCC) não apontam métodos claros e eficazes, que estejam baseados nos achados mais robustos sobre aquisição de leitura. Além disso, o avanço tecnológico se soma a uma necessidade constante por ferramentas digitais que possam auxiliar no contexto educacional. Atendendo a essas necessidades, o presente trabalho vem apresentar o método fonético Kalulu, oferecido com formato de um game (jogo digital) e atividades pedagógicas de suporte. Participaram 184 crianças (97 meninas) de cinco escolas públicas do Município de Santo André - São Paulo (CAAE: 88208918.4.0000.5594), divididas em 3 escolas para o grupo experimental e 2 para o grupo controle. A idade média dos participantes foi de 6 a 8 anos (M = 6,59, DP = 0,50) no pré-teste (início do ano escolar), sendo todos estudantes do 1° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano escolar de 2022 como uma atividade extra curricular. Foi utilizado para análise um modelo linear generalizado misto, considerando os dados pré-teste como fator fixo e as classes como efeito aleatório. Os resultados indicaram que os alunos que utilizaram o método melhoraram no aprimoramento das habilidades de leitura, consciência fonológica, memória de trabalho, lendo em média 8 palavras por minuto a mais do que os alunos das classes controle. A realização em ambiente escolar demonstrou a aplicabilidade do método Kalulu. Podemos inferir que a realização de métodos de alfabetização com evidências, utilizado como forma principal de instrução, poderia ampliar os benefícios encontrados ainda mais. Trabalhos como este são importantes, para mostrar ferramentas eficientes no ensino da leitura em crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZEU COUTINHO DE MACEDO - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA CRISTINA MICELLI FONSECA - UFC
Notícia cadastrada em: 07/08/2024 09:06
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