EXPLORANDO A ATIVIDADE CEREBRAL DE ALUNOS DURANTE UMA AULA DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS
A aprendizagem pode ser caracterizada como o desenvolvimento das redes neurais do cérebro a partir da interação do ser humano com o ambiente externo, e é durante os primeiros anos de vida que estamos mais aptos a aprender. No âmbito educacional, as metodologias de ensino empregadas pelos professores desempenham um papel fundamental na orientação e no apoio aos alunos em sua jornada educacional. Abordagens pedagógicas eficazes e significativas, que trazem conteúdos relevantes e fornecem feedback construtivo, são essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, pesquisas que buscam explicar como ocorre o processo de aprendizagem, e como os processos sociais e cognitivos podem influenciá-lo, ainda são escassas. Nesse contexto, com o uso da Espectroscopia Funcional no Infravermelho Próximo (fNIRS - Functional Near-Infrared Spectroscopy), este estudo busca compreender a dinâmica de funcionamento do cérebro de alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental durante uma aula de programação robótica. Para isso, será comparada a ativação no córtex frontal durante três estratégias diferentes de mediação adotadas pela experimentadora (resposta direta, por questionamento e mesclada) e em situações de erro. Para cada tipo de mediação, um robô diferente da linha Lego Mindstorms era apresentado para a programação ser realizada.