PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri
Apresentação

APRESENTAÇÃO

A Pós-graduação em Relações Internacionais (PRI) fopi aprovada pelo Comitê de Área (Ciência Política/Relações Internacionais) da CAPES em outubro de 2018. Trata-se de uma iniciativa de docentes vinculados (as) ao Bacharelado em Relações Internacionais (BRI). A motivação basilar desse programa é promover o estudo, no Mestrado, de problemas pertinentes às Relações Internacionais Contemporâneas, com ênfase na área de Política Internacional.

Nesse sentido, há uma articulação de áreas que compreendem as próprias Relações Internacionais, bem como: Ciência Política, História, Economia, Geografia, Sociologia, Direito e Antropologia. Além desses ramos das ciências humanas e sociais aplicadas, há toda uma preocupação por parte dos pesquisadores no sentido de estabelecer pontes de diálogo, pesquisa e complementação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento dentro da UFABC, como os vários ramos das engenharias, ciência e tecnologia.

Desde meados dos anos 1990, houve uma explosão da oferta de cursos de graduação em Relações Internacionais que acompanhou o processo de abertura do Brasil e de inserção no processo de globalização. A grande maioria dos cursos, porém, foi oferecida por instituições de ensino privadas, de modo que a participação das universidades públicas ainda é modesta e recente, com exceção da pioneira UnB. O Bacharelado em Relações Internacionais da UFABC inseriu-se nesse cenário de fortalecimento da área de Relações Internacionais nas universidades públicas, tanto do ponto de vista educacional, acadêmico e de pesquisa, quanto do ponto de vista social e político. No entanto, é preciso considerar que não só o curso de RI, mas a própria UFABC, representam experiências singulares, com características inovadoras que serão apresentadas adiante, de forma sintética.

Assim, é preciso notar que o Bacharelado em RI da UFABC apresenta uma grande especificidade em relação aos demais cursos de Relações Internacionais, justamente por se inserir em um projeto universitário inovador, que privilegia a interdisciplinaridade, excelência e inclusão social com ênfase nas áreas de ciência e tecnologia. Essa especificidade se expressa, como não poderia deixar de ser, nos eixos centrais do curso de BRI da UFABC que buscam, também, dar conta da nova inserção internacional do país.

 No âmbito da cooperação institucional, o BRI estabeleceu relações, desde o seu início, com o curso de Relações Internacionais da UNIFESP. As duas instituições, UFABC e UNIFESP, são as únicas universidades federais situadas na região metropolitana de São Paulo (o BRI, em São Bernardo, e o curso de RI da UNIFESP em Osasco). Essa aproximação teve como resultados, entre outros, a realização conjunta das Semanas de Relações Internacionais (I Semana, em 2015, na UFABC, a II Semana, em 2016, na UNIFESP, e a III Semana, em 2017, novamente na UFABC) e o estabelecimento de um projeto de pesquisa entre os docentes dos dois cursos. Em razão dessa proximidade, três professores do curso de RIs da UNIFESP estão participando do projeto de mestrado. Espera-se que esse intercâmbio entre as duas universidades seja aprofundado por conta da implantação do programa de pós-graduação.

Além disso, o BRI sediou em 2013 uma Conferência Nacional de Política Externa com participação de  cerca de mil alunos, acadêmicos, profissionais e gestores  de vários  estados, com transmissão ao vivo acompanhada por 12 mil internautas do país e de exterior.  Esse evento foi um marco  pela qualidade dos debates e mesas, e gerou uma publicação (2003-2013 – Uma Nova Política Externa) lançada pela Editora da UFABC em outubro de 2014.

O programa de pós-graduação nasce a partir da experiência bem sucedida da implantação e consolidação do Bacharelado em Relações Internacionais (BRI), seja no âmbito acadêmico, seja nas diferentes iniciativas de extensão universitária realizada pelos docentes do bacharelado. Há 26 docentes alocados no BRI, além de nove outros docentes credenciados. Quase todos os professores (as) do BRI tem orientações de TCC concluídas ou em andamento; a maioria tem orientações de IC concluídas ou em andamento; uma parte do professorado tem orientações de mestrado concluídas ou em andamento; alguns têm orientações de doutorado concluídas ou em andamento. A rica experiência do BRI gerou a massa crítica para avançar para um mestrado em Relações Internacionais. Vale salientar que a atividade de pós-graduação é imprescindível para permitir o aprimoramento da qualidade do trabalho desenvolvido por esse amplo grupo de docentes da área de RI.

Essas grandes áreas foram desdobradas em outras subáreas, como Geografia Política, Segurança Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Direitos Humanos, entre outras. Os professores e professoras possuem interesses, pesquisas, publicações, prática docente, experiência profissional e internacional (gestão pública ou privada, assessorias, consultorias, implantação de projetos e cursos), e que contribuem para o enriquecimento intelectual e operacional dentro das três linhas de pesquisa.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: gilberto.rodrigues@ufabc.edu.br

  • - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ

    Telefone/Ramal: (11) 2320-6154

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: david.morales@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sig.ufabc.edu.br."Melchior"