Como ingressar no PRI?
Para ingressar no PRI é preciso ser aprovad@ em processo seletivo.
Quando abre o processo seletivo? O que é necessário?
Os processos seletivos do PRI são anuais e abrem sempre no mês de janeiro. No site do PRI é possível ver os editais das seleções anteriores e toda a documentação necessária para a inscrição. (https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/programa/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=320&idTipo=1).
É necessário ter projeto de pesquisa?
Sim, para prestar o processo seletivo, um dos documentos a serem entregues no momento da inscrição é um projeto de pesquisa de autoria d@ candidat@. Além de outras informações que constarem do edital, os projetos de pesquisa devem possuir capa, título, resumo, palavras-chave, introdução; marco teórico; problema de pesquisa; hipóteses que norteiam a investigação; objetivos; justificativa; metodologia; cronograma preliminar; e referências bibliográficas. O projeto poderá ter no máximo 4.000 palavras.
Quais são as fases do processo seletivo?
Fase 1: análise das incrições - avalia-se se @ candidat@ efetuou as inscrições e apresentou corretamente todos os documentos que são pedidos no edital.
Fase 2: análise do projeto de pesquisa - avalia-se o projeto de pesquisa enviado pel@ candidato.
fase 3: prova específica
fase 4: entrevistas
fase 5: avaliação de conhecimentos em inglês.
Quantas vagas são abertas anualmente? Existem políticas de ações afirmativas no ingresso?
Oferecemos anualmente 26 vagas e temos políticas de ações afirmativas.
As vagas se distribuem da seguinte forma:
- 21 vagas, sendo 14 em ampla concorrência + 7 reservadas para candidat@s que se audeclaram negr@s ou pard@s;
- 5 sobrevagas adicionais que são distribuídas de forma reservada para: 1 (uma) sobrevaga para candidat@s que se autodeclararem indígenas; 1 (uma) sobrevaga para candidat@s que se autodeclararem quilombolas; 1 (uma) sobrevaga para candidat@s que se autodeclararem pessoas com deficiência;
1 (uma) sobrevaga para candidat@s que se autodeclararem pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis); 1 (uma) sobrevaga para candidat@s que se autodeclararem pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio.
Para @s aprovad@s, como é o mestrado?
Para @s aprovad@s, as aulas se iniciam entre maio/junho, de forma presencial, no campus da UFABC de São Bernardo do Campo (não é possível realizar as aulas de forma online ou híbrida).
As aulas ocorrem no período vespertino. @s alun@s do PRI devem realizar 3 disciplinas obrigatórias (metodologia, Teoria das RI, e Política Internacional) e mais duas disciplinas optativas de sua escolha. Além disso, devem cumprir com atividades complementares.
Qual o prazo para finalizar o mestrado?
@s alun@s devem realizar a qualificação de mestrado em até 1 ano e meio depois da matrícula inicial. A defesa do mestrado deverá ocorrer em no máximo 2 anos depois da matrícula inicial.
@s alun@s do PRI ganham bolsas de estudos ou outros auxílios para realizar o mestrado?
A política de bolsas do PRI pode ser consultada na nossa portaria de bolsas (https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/programa/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=320&idTipo=3). Outros auxílios dependem de normas da PROPG.
Infelizmente, devido a escassez de recursos, apenas um número pequeno de estudantes conseguem ser contemplad@s por bolsas ou outros auxílios.