PPGBTC PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOCIÊNCIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-0088 http://propg.ufabc.edu.br/ppgbtc
Apresentação

Os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência da UFABC (PPGBTC) são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visam formar profissionais qualificados a fim de contribuir para o desenvolvimento da área de Biotecnologia do país. As pesquisas no âmbito do PPGBTC envolvem investigações de fronteira em bioinformática, engenharia de tecidos, nanomedicina, biofotônica, biotecnologia da reprodução, biotecnologia vegetal, física médica e enzimas industriais. Nos conheça no YouTube!

MISSÃO

Formar recursos humanos capacitados para atuar em ensino, pesquisa e principalmente geração de produtos e processos biotecnológicos de modo a promover aproximação entre o setor acadêmico e produtivo. O Programa também tem como objetivo estimular o estudante a exercitar atividades de gestão e de empreendedorismo em bionegócios através do oferecimento de disciplinas relacionadas à propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

HISTÓRICO

A UFABC iniciou suas atividades em meados de 2006 com a proposta de construir um novo modelo de ensino superior. O cerne da Instituição baseia-se numa estrutura não departamental, sendo a organização acadêmica estruturada em três Centros: Centro de Ciências Naturais e Humanas; Centro de Matemática, Computação e Cognição e Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Esta estrutura permitiu que os docentes tivessem a oportunidade de explorar novas possibilidades tanto na pesquisa quanto na educação.

Grupos heterogêneos passaram a discutir novas ideias e projetos, inclusive financiados por agências de fomento que acreditaram na proposta deste novo modelo de pesquisa e inovação. Destas discussões surgiram, então, a necessidade de um programa de pós-graduação que possibilitasse aos alunos e aos docentes o desenvolvimento de projetos de pesquisa que formassem, em última análise, recursos humanos de alta qualidade e comprometidos com o ideal da Instituição: formar profissionais para o pensamento criativo e aptos para enfrentar desafios de uma nova era tecnológica.

Neste contexto surgiu o programa de pós-graduação em Biotecnociência, que permitirá a expansão deste centro emergente e o fortalecimento de colaborações e intercâmbios dentro da Universidade e entre consagradas Instituições de Ensino e de Pesquisa do país, representando o avanço científico e tecnológico que advêm de uma estrutura que privilegia a interdisciplinaridade.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O PPGBTC possui uma única área de concentração, denominada  PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Está direcionada para a geração de produtos ou processos inovadores, proporcionando melhor articulação entre os centros de excelência em pesquisa e as diferentes áreas do setor produtivo. Neste sentido, o PPGBTC possui duas linhas de pesquisa:

1. Métodos aplicados em sistemas complexos

Desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam acessar as informações relevantes para explicar a complexidade dos sistemas biológicos com maior sensibilidade, referencialmente em tempo real e de modo minimamente invasivo, utilizando os processos fundamentais relativos á interação da luz com sistemas biológicos, como a Biofotônica, e ao uso destes processos como sondas para caracterizar estes sistemas. Os projetos de pesquisa desta linha estão relacionados à utilização das seguintes ferramentas: Espectroscopia Vibracional; Difração de Raios X; Espectroscopia de Fluorescência, Ressonância Paramagnética Eletrônica, Dicroísmo Circular, Voltametrias, Amperometrias e outras Técnicas Eletroquímicas e aplicações Instrumentação biomédica e diagnóstico óptico.

2. Propriedades físicas, químicas e biológicas de moléculas complexas

Esta linha de pesquisa est relacionada investigação da estrutura, comportamento e metabolismo de moléculas de interesse para o setor produtivo, integrando as ferramentas das Ciências Biológicas e da Vida e suas interfaces com as Ciências Exatas e Humanas. Os projetos de pesquisa desta linha relacionados as áreas de Farmacologia e Bioquímica Molecular; Biologia Celular; Química Biológica; Termodinâmica e Cinética dos Processos Biológicos; Metabolismo e Bioenergética; Biologia Estrutural e Molecular; Engenharia de Tecidos; Transiges de Fase em Biomoléculas, água Confinada em Sistemas Biológicos, Cristalografia de Biomoléculas, Biofísica Molecular, Desenvolvimento de Novos Materiais Nano estruturados e Modelagem Molecular.

Endereço Alternativo

Coordenação do Programa

• - CARLOS ALBERTO DA SILVA

Telefone/Ramal: (11) 4996-0088