PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri
Apresentação

APRESENTAÇÃO

 

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFABC (PRI) foi aprovado pelo Comitê de Área (Ciência Política/Relações Internacionais) da CAPES em outubro de 2018 e iniciou seu funcionamento em maio de 2019. (Na foto ao lado, o registro do corpo docente com a primeira turma, em junho de 2019.)

A UFABC foi criada em 2006 para ser uma universidade pública baseada no tripé da excelência acadêmica, inclusão social e interdisciplinaridade. Em 2012, surgiu o Bacharelado em Relações Internacionais (BRI), como um dos cursos de especialização do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH).

 

O BRI da UFABC inseriu-se no contexto de fortalecimento da área de Relações Internacionais nas universidades públicas, tanto do ponto de vista educacional, acadêmico e de pesquisa quanto do ponto de vista social e político. Em pouco tempo, consolidou-se como um curso de referência, com foco no estudo e ensino das dimensões políticas e econômicas da nova inserção do Brasil no sistema internacional, voltado para o desenvolvimento econômico e social. O curso atraiu um corpo docente altamente qualificado e comprometido.

 

Em 2013, a UFABC sediou a primeira conferência nacional sobre a Política Externa Brasileira, com a presença de cerca de mil alun@s, acadêmicos, representantes da sociedade civil, profissionais e membros do governo com responsabilidade sobre a PEB. O evento contou com a participação de Luiz Inácio Lula da Silva e teve transmissão ao vivo, acompanhada por 12 mil internautas do Brasil e do exterior. Foi um marco pela qualidade dos debates e mesas, resultando na publicação “2003-2013  Uma Nova Política Externa”, lançada em outubro de 2014 pela Editora da UFABC.

No primeiro ENADE do qual participou, em 2015, o curso obteve a nota máxima, ficando entre os três melhores avaliados.

 

O PRI nasce, assim, a partir da experiência bem-sucedida de implantação e consolidação do BRI, tanto no âmbito acadêmico quanto nas diversas iniciativas de extensão universitária realizadas por seus docentes. Essa rica trajetória gerou a massa crítica necessária para o avanço à pós-graduação em Relações Internacionais.

Os docentes envolvidos no PRI possuem experiências profissionais e internacionais diversas (gestão pública ou privada, assessorias, consultorias, implantação de projetos e cursos), publicações de impacto e projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento.

 

A missão central do PRI é promover o estudo de problemas pertinentes às Relações Internacionais contemporâneas, com ênfase na área de Política Internacional no âmbito da pós-graduação em uma perspectiva brasileira.

O projeto pedagógico organiza-se em torno de três eixos:

1)    Direitos Humanos – A linha abrange os movimentos migratórios internacionais, crises humanitárias e a situação de grupos historicamente discriminados, como mulheres, negros e a população LGBT.

2)    Segurança Internacional e Geopolítica – As pesquisas concentram-se nas dinâmicas geopolíticas sob uma perspectiva que busca compreender a emergência de atores políticos empenhados em modificar a ordem internacional.

3)    Política Externa, Integração Regional e Economia Política Internacional – A linha de pesquisa realiza análises da política externa brasileira e latino-americana, considerando as transformações na economia política internacional.

 

Junto com o PRI, foi criado o Observatório da Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil da UFABC (OPEB), um espaço de debate, reflexão, pesquisa e extensão voltado a discentes de graduação e pós-graduação, docentes e parceiros externos. O OPEB organizou inúmeros eventos, entre os quais se destaca um ciclo de palestras com Celso Amorim, registrado em vídeo e podcast, além de encontros com outros expoentes, como Paulo Nogueira Batista Jr., Rubens Ricupero e a Embaixadora Vanessa Dolce de Faria, entre outros. Em parceria com a Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras e com pesquisadoras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a OPEB organizou o podcast Mulheres no Mapa, dedicado a mulheres que pensam e fazem a política externa brasileira.

 

 

O OPEB publica quinzenalmente uma Newletter e, anualmente, um livro de análise sobre a Política Externa Brasileira e a conjuntura internacional. Também são organizados cursos online voltados ao público externo, como o curso sobre o BRICS, oferecido na véspera da Cúpula no Rio de Janeiro em 2025 (ver opeb.org).

 

Em 2023, o PRI foi anfitrião do VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos sobre a China (VI RBChina), evento que contou com parcerias com o IbraChina, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, a Fundação Perseu Abramo e financiamento da CAPES. Participaram pesquisadores nacionais e internacionais, com destaque para a presença do Embaixador da China no Brasil e, por vídeo, do Vice-Presidente da República. As apresentações e debates foram sistematizados no livro China e Brasil diante dos desafios do desenvolvimento sustentável, publicado pela editora Sorian.

 

O compromisso e a qualidade do corpo docente também se evidenciaram na requisição de nada menos que quatro docentes permanentes do PRI para contribuir com o governo federal na gestão Lula III com vários temas:  Prof. Diego Azzi (G20, BRICS), Profa. Julia Bertino (política migratória), Prof. Lucas Tasquetto (G20, política comercial) e Profa. Tatiana Berringer (G20, assessoria internacional do Presidente). Todos mantiveram seu vínculo com o Programa.

 

O PRI funciona no Campus São Bernardo, onde também está localizada sua coordenação. As aulas são ministradas no período vespertino, das 14h às 18h, seguindo a dinâmica quadrimestral da UFABC. Os dias e salas das aulas são definidos a cada quadrimestre, podendo ocorrer de segunda a sexta-feira.

 

O PRI conta com forte participação de seus discentes, que mantêm um canal de comunicação ativo pelo Instagram: @pri_ufabc e pelo YouTube: @PRI-UFABC.

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - GIORGIO ROMANO SCHUTTE

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: pri@ufabc.edu.br

  • - ANA TEREZA LOPES MARRA DE SOUSA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: pri@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod