PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs
Perguntas frequentes - FAQ

 

Quando são abertas as inscrições no processo seletivo?


A abertura das inscrições geralmente ocorre entre julho e agosto, permanecendo abertas por 30 dias corridos. A variação das datas se dá por questões do calendário administrativo da Universidade a cada ano. Apenas em ocasiões excepcionais, o período poderá sofrer alterações (ex. no primeiro ano da pandemia, as inscrições abriram somente no mês de outubro).


Quantas vezes ocorre processo seletivo para ingressar no mestrado e doutorado?


Para vagas regulares de mestrado e doutorado, há apenas um processo seletivo anual.


Como posso me inscrever no processo seletivo?

A inscrição é feita por meio do nosso site, no qual é possível encontrar uma chamada logo na página inicial enquanto as inscrições estiverem abertas.

 

É possível ingressar como aluno no programa em outra modalidade (que não seja a regular - para mestrado e doutorado)?


É possível fazer disciplinas avulsas no programa, na modalidade de "aluno especial". Para essa modalidade, há inscrições em todos os quadrimestres, para disciplinas de todos os programas de pós-graduação. No entanto, a cada quadrimestre, só é possível candidatar-se a, no máximo, 2 disciplinas. O vínculo de aluno especial se dá somente para aquele quadrimestre e não garante ao aluno nenhuma vantagem no processo seletivo regular. No entanto, caso venha a se candidatar e seja aprovado no processo seletivo, as disciplinas feitas no programa poderão ser reaproveitadas para o mestrado ou doutorado (conforme o nível de ingresso).


Posso cursar disciplinas do programa como aluno/a especial?

Sim. A cada quadrimestre, a UFABC tem um período de inscrição para alunos/as especiais, cuja inscrição é feita pelo site - uma chamada aparecerá na página inicial do site do programa.


Posso cursar qualquer disciplina oferecida pelo programa como aluno/a especial?

Não. As disciplinas obrigatórias são fechadas para os discentes do programa. Somente as disciplinas eletivas são abertas ao público.


Como posso saber quais as disciplinas ofertadas pelo programa para alunos/as especiais ?

Ao acessar o link de inscrição no site do programa, uma lista de disciplinas com vagas para alunos/as especiais se abrirá para que o/a candidato possa escolher qual/(is) são aquelas de sua preferência.


Qual o critério para seleção dos alunos/as especiais?

A abertura ou não de vagas a alunos especiais, isto é, que não estão vinculados como alunos de pós-graduação à UFABC, é uma opção do docente que irá oferecer a disciplina. Há um limite de vagas a serem oferecidas a cada quadrimestres, portanto, não é possível acolher a todos/as. Cabe a/o docente selecionar os alunos especiais, de acordo com critérios próprios, que podem aceitar todos os candidatos ou mesmo, nenhum.

 

Como posso saber, com antecedência, quais os períodos de inscrição para aluno/a especial?

Esse período está disponível no calendário acadêmico da Pós-Graduação, e é comum a todos os programas da UFABC.

 

Onde posso consultar as salas e horários das disciplinas ofertadas pelos programas de pós-graduação?

A cada quadrimestre, uma lista de todas as disciplinas ofertadas é disponibilizada pela Propg no seu site, na aba “Mestrado e Doutorado”, opção “Salas e Horários”. Selecione o quadrimestre para consultar a lista do programa de sua preferência.


Como se organiza o período letivo da UFABC?

A UFABC se organiza por um sistema quadrimestral e não semestral, como a maioria das instituições de ensino superior. Na prática, significa que o calendário terá 3 períodos letivos, intercalados por recessos de 15 a 20 dias durante o ano. 


Onde posso consultar os períodos letivos e recessos do ano letivo da UFABC?

Consulte o calendário acadêmico da Pós-Graduação do ano desejado.


Gostaria de me candidatar ao mestrado/doutorado, o que preciso fazer?

É necessário fazer a inscrição, na qual será necessário anexar arquivos em pdf com documentos digitalizados, sejam os de identificação (RG, CNH ou Carteira Profissional) e aqueles comprobatórios de formação acadêmica (diplomas, atas, certificados ou declarações). Antes do início do processo seletivo, esses documentos serão conferidos e, se estiverem corretos, as inscrições são homologadas.


Minha inscrição não foi homologada, não posso participar do processo seletivo?

Depende da razão da não-homologação. Se sua inscrição não foi homologada em razão de uma falha da documentação anexada (ausência de documentos, arquivos errados, digitalizações ilegíveis), você poderá apresentar recurso, incluindo o documento ausente. Se estiver tudo bem, sua inscrição será homologada.


Eu preciso de um projeto para participar do processo seletivo?

Sim. O projeto é um dos documentos exigidos já na inscrição. Caso o arquivo não esteja dentro dos parâmetros exigidos no edital para o projeto, a inscrição pode não ser homologada.


Quanto tempo leva para concluir a pós-graduação?

O mestrado tem um prazo máximo de 24 meses e o doutorado, 48 meses.


Quais os cursos oferecidos pelo programa?

São oferecidos os dois níveis da pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado.


Ao me candidatar ao mestrado ou doutorado, eu preciso indicar um/a orientador/a?

Sim, o formulário de inscrição solicita a indicação de dois docentes (1a e 2a. opção), apresentando uma lista que inclui todos aqueles que abrirão vagas para aquele ano, conforme o edital de inscrição vigente.


Eu trabalho durante o dia, é possível cursar a pós-graduação ?

Depende. Formalmente, não há nenhum impedimento. Na prática, a maioria dos discentes são trabalhadores. Porém, é preciso planejamento para que isso ocorra. As disciplinas são oferecidas, via de regra, no período vespertino, em razão de uma organização própria da UFABC, que reserva prioritariamente o uso de salas nos períodos matutino e noturno para a graduação, cuja demanda de alunos é maior. Portanto, durante o primeiro ano é preciso reservar pelo menos 1 a 2 períodos vespertinos para cursar disciplinas, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado.


Além das disciplinas, quantas horas eu preciso dedicar à pós-graduação?

Irá variar de pessoa para pessoa, porém, é preciso dedicação. No primeiro ano, quando o/a discente deve cumprir os créditos em disciplinas, a exigência é de uma carga horária semanal considerável, entre as horas em aula e as leituras semanais que serão exigidas. Nos demais anos, a pesquisa bibliográfica e a leitura seguem sendo uma prática constante, além da pesquisa propriamente que deve ser compor a apresentação do trabalho final, a ser apresentado em sessão de defesa pública.



SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod