PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de DEFESA: VICTOR CASULLI DE OLIVEIRA

DISCENTE : VICTOR CASULLI DE OLIVEIRA
DATA : 03/06/2020
LOCAL: São Bernardo do Campo

Análise dinâmica de passarelas excitadas por pedestres

Neste trabalho, será discutida a análise dinâmica de duas passarelas a serem instaladas junto à estação Santo Amaro do metrô de São Paulo, as Passarela Norte e Passarela Sul, ambas com 111 metros de vão. Em especial, será estudado o Estado Limite de Serviço (E.L.S.) de vibrações excessivas excitadas pelo movimento de pedestres nas direções vertical e lateral.

Na primeira parte deste trabalho serão apresentados os conceitos necessários para o desenvolvimento do mesmo. Posteriormente será apresentado o modelo utilizado assim como seus resultados, soluções e conclusão.

A estrutura foi modelada utilizando o software de análise estrutural STRAP. Os perfis utilizados foram fornecidos pelos autores dos projetos arquitetônico e estrutural, sendo típicos dessas estruturas. A literatura sobre passarelas fornece um modelo determinístico para o carregamento dinâmico devido ao caminhar das pessoas.

Quando a frequência natural da estrutura é próxima do caminhar das pessoas pode gerar um desconforto muito elevado e até mesmo a sensação de falta de segurança. Além disso, pode diminuir a vida útil da estrutura devido a fadiga do material, sendo necessário uma maior manutenção.

O processamento sugere a presença de acelerações acima do desejado ou previsto por diversas normas internacionais sobre o tema. Para mitigação das mesmas, é proposto controle passivo por Absorvedores de Vibrações (TMD’s), para vibrações verticais e laterais.

Presidente - Interno ao Programa - 1850088 - REYOLANDO MANOEL LOPES REBELLO DA FONSECA BRASIL
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2278416 - MARCELO ARAUJO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO AFONSO DE OLIVEIRA ALMEIDA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1763423 - WESLEY GOIS