PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO LUZ DOS SANTOS

DISCENTE : FERNANDO LUZ DOS SANTOS
DATA : 12/03/2020
LOCAL: sala 305, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

ANÁLISE TERMODINÂMICA DE TECNOLOGIAS DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA EM SISTEMA DE COGERAÇÃO VISANDO A REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2 EM PLATAFORMA OFFSHORE DO TIPO FPSO

Plataformas marítimas do tipo fpso são navios flutuantes com instalações projetadas para extração e processamento de gás natural e óleo extraído de regiões de águas profundas. A autossuficiência desta unidade produtora é alcançada pela planta de cogeração, equipada com 3 turbogeradores principais e um reserva, podendo entregar um total de 100 MW de potência elétrica.

Este trabalho tem como objeto de estudo a planta de cogeração de um fpso, responsável pelo suprimento elétrico dos sistemas de compressão e bombeamento, dentre outros, e pelo suprimento térmico, abastecendo com água quente os processos de separação do petróleo. Ao longo de toda a vida útil de um campo de petróleo as demandas térmica e elétrica variam em função da composição do óleo extraído, podendo conter diferentes proporções de óleo, gás, água e dióxido de carbono. Em função disso, as condições operacionais dos turbogeradores também são alteradas, além de outros fatores como as condições atmosféricas do local de operação.

De posse das curvas de produção e demandas térmica e elétrica e do estudo de tecnologias presentes no estado da arte, pode-se conduzir uma análise termodinâmica da mencionada planta de cogeração e de configurações alternativas de recuperação de energia com foco na redução das emissões. É proposta a análise do funcionamento do sistema com resfriamento do ar de admissão dos turbogeradores por sistema de refrigeração por compressão (SRC) e implantação de um Ciclo Rankine Orgânico (ORC) para recuperação de calor residual dos gases de exaustão dos turbogeradores.

A análise do caso base serve de referência de comparação de desempenho das configurações propostas. Com o resfriamento do ar de admissão dos turbogeradores é esperado que os turbogeradores estejam próximos às condições nominais de operação estando sujeitos a um consumo elétrico relativamente baixo. Com a presença do ciclo de recuperação de calor residual utilizando fluido orgânico espera-se que a geração elétrica auxiliar seja substancialmente elevada para reduzir as cargas operacionais e aumentar as disponibilidades dos turbogeradores

Presidente - Interno ao Programa - 1985515 - ANTONIO GARRIDO GALLEGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1065284 - ANDRE DAMIANI ROCHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2363082 - SILVIA AZUCENA NEBRA DE PEREZ