PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO DOS SANTOS SOUSA

DISCENTE : EDUARDO DOS SANTOS SOUSA
DATA : 03/12/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Modelagem Matemática, Controle não Linear e Dinâmica de Contato de um veículo Submersível Operado de Forma Remota.

Neste trabalho é apresentado estudos de dinâmica de contato de um veículo submersível híbrido operado de forma remota (VSHOR) com a intenção de observar e controlar a interação (força do sistema de propulsão) entre uma superfície de contato e o VSHOR. Para computar a força de contato que surge durante a interação entre as esteiras do veículo e a superfície, será empregado o método dos multiplicadores de Lagrange.

A principal atividade do veículo é efetuar a medição de espessuras de chapas utilizadas na construção de cascos de navio e inspeção de estruturas submarinas, para a execução desta atividade o VSHOR é equipado com um conjunto de esteiras, que permitem o deslocamento do veículo sobre a estrutura e através de sensores ultrassom, inspecionar o objeto. Para executar tal atividade, o veículo necessita estar em constante contato com o objeto em que se deseja inspecionar, para descrever está atividade, serão propostos modelos matemáticos com os dois modos de operação do veículo (movimento livre e restrito) que leva em consideração a transição de movimento entre os dois modos.

Para o controle da condição de movimento livre do sistema, aplicou-se a metodologia de controle não linear SDRE ( State-Dependent Riccati Equation ) com a finalidade de controlar a posição e velocidade do veículo. Para a condição de contato (movimento restrito) troca-se a metodologia de controle para o controle de força, com a finalidade de controlar a amplitude da força de empuxo gerado através dos propulsores verticais e garantir que o veículo fique constantemente em contato com o objeto que se deseja inspecionar.

Presidente - Interno ao Programa - 1604330 - ANDRE FENILI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672967 - MAGNO ENRIQUE MENDOZA MEZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762424 - ANNIBAL HETEM JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3086847 - HELOISE ASSIS FAZZOLARI