PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de DEFESA: VITOR VALENTIM CIOCA

DISCENTE : VITOR VALENTIM CIOCA
DATA : 03/10/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Manufatura aditiva: rugosidade superficial de peças em aço maraging 300 pós-processadas por fresamento

O processo de Manufatura Aditiva (MA) de peças metálicas proporciona maior liberdade para o design de produtos com geometria complexa; exemplos de aplicação incluem próteses médicas, pás de turbinas, moldes e matrizes etc. Na fusão seletiva a laser, a direção de construção tem um impacto importante nas propriedades da peça final. Entre as propriedades influenciadas estão a rugosidade superficial, microdureza, microestrutura, etc. Tais fatores são limitantes na MA de peças metálicas, como por exemplo na aplicação de peças que exigem qualidade superficial (Ra<4 µm). Este trabalho busca investigar o efeito da direção de construção na rugosidade superficial de amostras produzidas em Maraging steel 300 por fusão seletiva a laser e pós-processadas por fresamento. Foi realizado um planejamento experimental (DoE) com direções de construção das amostras em 0º, 45º e 90º e velocidades de corte no fresamento de 100 e 200 m/min. Medições de rugosidade, microdureza e densidade foram realizadas e evidenciaram diferenças.  A análise da microestrutura evidenciou alterações nas amostras. O resultado da análise de energia dispersiva mostrou a formação de martensita. A rugosidade mensurada em cada amostra se mostrou distinta para direções de construção diferentes.

Presidente - Interno ao Programa - 2073298 - ERIK GUSTAVO DEL CONTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1646041 - CARLOS TRIVENO RIOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2187277 - LEONARDO RIBEIRO RODRIGUES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2281705 - RAFAEL CELEGHINI SANTIAGO