PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMERSON GUIMARÃES COSTA

DISCENTE : EMERSON GUIMARÃES COSTA
DATA : 02/10/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Investigação da formação de rebarbas no microfresamento do aço ferramenta H13

A microusinagem é uma área emergente com potencial de capacidade de produção com precisão dimensional e geométrica, no entanto o principal desafio relacionado a esta tecnologia é que o mecanismo de remoção de material e consequentemente a formação de rebarbas, pelo qual são bem estabelecidas no domínio da macro usinagem, não podem ser diretamente traduzidas para o domínio da microusinagem devido às características inerentes aos processos em microescala. Este trabalho investiga a formação de rebarbas no microfresamento de um aço ferramenta H13 avaliando o efeito dos parâmetros de corte na formação de rebarbas. Com uma estratégia de fresamento de canais, foram realizados ensaios de usinagem considerado os efeitos da velocidade de corte com variações em dois níveis (30.000 rpm e 45.000 rpm) e da profundidade de corte em três níveis (10 μm, 20 μm e 30 μm).

Presidente - Interno ao Programa - 2073298 - ERIK GUSTAVO DEL CONTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2187277 - LEONARDO RIBEIRO RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2269053 - CRHISTIAN RAFFAELO BALDO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1646041 - CARLOS TRIVENO RIOS