PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de DEFESA: RENATO STEGANHO PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATO STEGANHO PINTO
DATA : 28/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA
TÍTULO:

DINÂMICA DE RISERS RÍGIDOS EM CATENÁRIA EM CONTATO COM SOLO MARINHO ELASTOPLÁSTICO E SUBMETIDOS A MOVIMENTOS OSCILATÓRIOS NO TOPO


PÁGINAS: 102
RESUMO:

O equipamento utilizado para transferir petróleo e gás do fundo do mar para uma plataforma flutuante é chamado de riser. O entendimento de todos os fenômenos que permeiam sua operação é de extrema importância para seu projeto, uma vez que este equipamento é responsável por parte essencial do processo de produção de petróleo e sua falha pode ser catastrófica tanto no âmbito econômico quanto ambiental.

Este trabalho de mestrado tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta computacional de análise estática e dinâmica não linear de risers de aço em catenária submetidos a grandes deslocamentos levando em consideração a atuação com um solo marinho não linear. A ferramenta foi desenvolvida utilizando o software MATLAB e programado com linguagem orientada a objetos.

A abordagem co-rotacional é utilizada para formular os elementos finitos de viga planar. A solução das equações não lineares do problema é obtida incrementalmente através do método de Newton-Raphson.

A resposta dinâmica é calculada usando o método de integração direta implícita HHT.

O modelo de solo marinho utilizado neste trabalho é o P-Y. Se trata de um modelo não linear e possui respostas distintas durante a penetração e descarregamento cíclico da estrutura.

Os resultados obtidos usando a ferramenta computacional desenvolvida foram comparados satisfatoriamente com resultados da literatura, mostrando-se que a mesma consegue simular a interação estrutura-solo onde tanto a estrutura quanto o solo têm um comportamento não linear.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1761050 - JUAN PABLO JULCA AVILA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2281705 - RAFAEL CELEGHINI SANTIAGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATO PAVANELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604134 - CICERO RIBEIRO DE LIMA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544367 - FEDERICO BERNARDINO MORANTE TRIGOSO
Notícia cadastrada em: 31/07/2019 08:21
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod