PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS SARPE DA SILVA

DISCENTE : LUCAS SARPE DA SILVA
DATA : 22/08/2019
LOCAL: na Sala 24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP

Desenvolvimento de um Algoritmo de Otimização Topológica com Restrições de Manufatura Aditiva

A Otimização Topológica (OT) é um método sistemático com vasta aplicação na otimização estrutural. A OT combina algoritmos de otimização com o Método dos Elementos Finitos (MEF), a fim de se obter uma distribuição ótima de material dentro de um domínio de projeto (Ω), visando atender uma função objetivo especificada e satisfazendo as restrições características do problema de otimização. Manufatura Aditiva (MA) é um termo generalizado, utilizado para designar as técnicas de manufatura que utilizam o princípio de fabricação por adição de material camada por camada para obter a geometria final de um produto. Este princípio é eficaz para fabricar geometrias de maior complexidade quando comparado às técnicas de manufatura tradicionais como usinagem, forjamento e outras. A OT é uma ferramenta de projeto totalmente desenvolvida e já é utilizada na indústria mecânica, automotiva e aeroespacial. Com o presente estado de desenvolvimento das técnicas de MA e a sua capacidade de criar geometrias complexas, a MA complementa a OT, no sentido de que é o processo de fabricação mais capaz de produzir as geometrias complexas obtidas pela OT. Embora as técnicas de MA possuam ampla capacidade de produzir as geometrias da OT, sem comprometer muito sua optimalidade, essas técnicas ainda possuem inerentes restrições de manufatura. As geometrias exequíveis pelas técnicas de MA têm requisitos associados, como tamanho mínimo de membros, ângulo máximo de inclinação de saliências e espaçamentos mínimos admissíveis, por exemplo. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo de otimização estrutural, incluindo na formulação do problema de OT um filtro de projeção que, implicitamente, aplica uma restrição de manufatura imposta pelo processo de fabricação por MA conhecido como FDM (Fused Deposition Modeling), cuja técnica possui um ângulo de inclinação crítico de saliências no qual a estrutura não se autosuporta. Neste caso, uma função de projeção e mapeamentos de variáveis são definidos para impor a restrição de inclinação máxima de saliências (overhang angle). Especificamente, objetiva-se evitar ou eliminar o material de suporte utilizado no processo de FDM e, consequentemente, reduzir os custos de fabricação do processo. Alguns resultados são apresentados para demonstrar o potencial do algoritmo de OT proposto.

Presidente - Interno ao Programa - 1604134 - CICERO RIBEIRO DE LIMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2281705 - RAFAEL CELEGHINI SANTIAGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3055712 - SANDRO LUIS VATANABE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671811 - ROVILSON MAFALDA