PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: OZÉIAS DIAS MENEZES

DISCENTE : OZÉIAS DIAS MENEZES
DATA : 13/08/2019
LOCAL: na sala 407, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

SKIP HIPERSÔNICO TRIDIMENSIONAL: USO DE DICOTOMIAS EXPONENCIAIS UNIFORMES NA DEFINIÇÃO DE FAIXAS DE PARÂMETROS DE CONTROLE AERODINÂMICO PARA INDUÇÃO DA MANOBRA

A partir de resultados exploratórios obtidos há cerca de duas décadas, busca-se, na presente pesquisa, avaliar a possibilidade prática de sistematizar a seleção dos parâmetros aerodinâmicos de controle utilizados na determinação analítica  e subsequente injeção  de particular classe de manobras transatmosféricas hipersônicas. Trata-se das manobras ditas de skip tridimensional. No processo, apresenta-se extensa discussão de equívocos encontrados na literatura pregressa. Dado que as manobras em apreço se mostram, num conceito mais amplo, generalizado, não-autônomas (ou seja, nalgum sentido, variantes no ‘tempo’), com os coeficientes das equações de movimento dependendo, eles mesmos, de algumas das próprias variáveis de estado do problema, o ferramental matemático escolhido para efetiva seleção dos parâmetros citados é o de dicotomias exponenciais uniformes. A construção destas em termos do vetor das variáveis citadas constitui um dos pontos notáveis e, nalguma medida, inovadores desta dissertação. Na realidade, a própria abordagem do problema via dicotomias exponenciais, tanto quanto se saiba, constitui, ela mesma, uma novidade deste trabalho.

Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1760432 - ROBERTO LUIZ DA CUNHA BARROSO RAMOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544346 - JEFERSON CASSIANO
Presidente - Externo ao Programa - 1523568 - LEONARDO DE OLIVE FERREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1604343 - KARL PETER BURR