ANÁLISE ENERGÉTICA, EXERGÉTICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO APLICADOS EM ÔNIBUS
Os sistemas convencionais de condicionamento de ar aplicados em ônibus utilizam ciclos de compressão de vapor que operam com parte da energia de eixo do motor para a geração frio. Alternativamente existem pesquisas sendo realizadas para a utilização de sistemas de absorção que são acionados por fonte térmica para a produção do frio, podendo essa fonte ser exclusiva ou proveniente de calor residual de processo ou ainda da queima de combustíveis diversos. No caso de aplicação em ônibus essa fonte é proveniente dos gases de combustão do motor. Para o sistema por compressão de vapor, existe a possibilidade da utilização de gás refrigerante HFO-1234yf de baixo potencial de aquecimento global (GWP) e leve flamabilidade. Neste trabalho propõem-se efetuar análise comparativa entre o uso do sistema de refrigeração por compressão e o sistema de refrigeração por absorção aplicados em ônibus rodoviário, com o objetivo de identificar as vantagens e desvantagens do uso de cada um dos sistemas, as emissões de poluentes associadas a cada processo e os impactos ambientais associados ao uso dessas duas formas de refrigeração do interior do ônibus. Conclui-se buscando apontar a técnica mais viável em termos de eficiência energética, econômica, ambiental e do conforto térmico, propondo melhorias nos sistemas existentes.