Proposta de Estação alocada em Posto de Combustível para a Cogeração de Eletricidade, Calor e Hidrogênio via integração operacional entre um reator de Reforma do Etanol com uma SOFC: Análises Energética, Exergética e Econômica
O trabalho apresenta um modelo de estação geradora de eletricidade e hidrogênio, para ser aplicada e alocada estrategicamente em postos de combustíveis, considerando-se as condições brasileiras; em que, tais postos de combustíveis respeitam premissas mercadológicas e logísticas, e são provisionados regularmente com o fornecimento de etanol, como também estão usualmente próximos ao público consumidor. Configura-se, como possibilidade, a estratégica de utilizar a ampla rede de postos de combustíveis, em locais relevantes nos centros urbanos e em vias rodoviárias, para fornecimento de hidrogênio e eletricidade. Tal estratégia, permitiria a intensificação da descentralizada de geração elétrica distribuída, possibilita-se ainda como uma ação positiva de diversificação da matriz energética brasileira, a fim de suprir a demanda por eletricidade, com a vantagem dessa geração estar próximo ao público consumidor. Concomitantemente, tornaria os postos de combustíveis provedores de hidrogênio verde, apresentando baixa emissão de poluente, e se utilizando de um biocombustível amplamente difundido no território brasileiro. Outra vantagem objetiva, refere-se ao uso direto do hidrogênio-verde, após o processamento da reforma do etanol cooperado com a SOFC, evitando-se ou se dirimindo assim, as dificuldades técnicas e econômicas atualmente observadas, relativas ao armazenamento de altos volumes e transporte desse gás; em que, alternativamente, passa-se a transportar e armazenar etanol e água, e os processando via a estação, para o uso do hidrogênio diretamente à demanda de consumo. Dessa forma, o trabalho consiste na análise termodinâmica, considerando-se o balanço de massa, de energia e exergia; como também, efetua-se a análise econômico-financeira dessa estação geradora de eletricidade e hidrogênio, visando identificar o potencial energética desta proposta, como validação da viabilidade, tanto técnica como financeira. Para isso, efetua-se a simulação funcional da estação, em que as condições dos possíveis ciclos operacionais, como: somente produção de eletricidade, produção concomitante de eletricidade e hidrogênio, e, somente produção de hidrogênio. O objetivo é identificar os resultados quanto a essas condições de operação, de tal forma, a considerar a condições mais proveitosas, em termos energéticos e monetários da proposta de estação, alocada em postos de combustíveis, ou em qualquer local em que haja acesso à etanol e água.