Modelagem Matemática, Controle não Linear e Dinâmica de Contato de um veículo Submersível Operado de Forma Remota.
Neste trabalho é apresentado estudos de dinâmica de contato de um veículo submersível híbrido operado de forma remota (VSHOR) com a intenção de observar e controlar a interação (força do sistema de propulsão) entre uma superfície de contato e o VSHOR. Para computar a força de contato que surge durante a interação entre as esteiras do veículo e a superfície, será empregado o método dos multiplicadores de Lagrange.
A principal atividade do veículo é efetuar a medição de espessuras de chapas utilizadas na construção de cascos de navio e inspeção de estruturas submarinas, para a execução desta atividade o VSHOR é equipado com um conjunto de esteiras, que permitem o deslocamento do veículo sobre a estrutura e através de sensores ultrassom, inspecionar o objeto. Para executar tal atividade, o veículo necessita estar em constante contato com o objeto em que se deseja inspecionar, para descrever está atividade, serão propostos modelos matemáticos com os dois modos de operação do veículo (movimento livre e restrito) que leva em consideração a transição de movimento entre os dois modos.
Para o controle da condição de movimento livre do sistema, aplicou-se a metodologia de controle não linear SDRE ( State-Dependent Riccati Equation ) com a finalidade de controlar a posição e velocidade do veículo. Para a condição de contato (movimento restrito) troca-se a metodologia de controle para o controle de força, com a finalidade de controlar a amplitude da força de empuxo gerado através dos propulsores verticais e garantir que o veículo fique constantemente em contato com o objeto que se deseja inspecionar.