Análise Dinâmica em Motocicletas sujeitas a Vibrações Aleatórias
A resposta estrutural a vibrações aleatórias geralmente é tão complicada que um observador conduzindo experimentos não pode dizer quando ocorre uma mudança significativa no processo. Em motocicletas, há diferentes tipos de fenômenos que podem ser inseridos como vibrações aleatórias, como o vento, a pavimentação da via, os elementos mecânicos que compõem a motocicleta em questão, entre outros. Para essa dissertação, será realizada a validação de um modelo simples e a simulação do modelo real para obtenção dos resultados. Uma viga engastada foi utilizada para validação da metodologia, cujos valores teóricos foram comparados com um script em Matlab para a resposta da PSD. A resposta quadrática média é estimada como deslocamento, velocidade, aceleração e tensão. Portanto, uma vez que a validação seja precisa, é feita uma análise modal de uma motocicleta assim como o desenvolvimento da PSD a partir de informações do domínio do tempo com as respostas de deslocamento, velocidade, aceleração e tensão do PSD em elementos/nós específicos. Os resultados indicam que taxas de amortecimento precisas, frequências naturais e valores médios quadráticos podem ser obtidos e sistemas não lineares podem ser detectados.