MUDANÇA DE ÂNGULOS DO PLANO ORBITAL COM OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL USANDO ASSISTÊNCIA GRAVITACIONAL EM MANOBRAS DE SWING-BY
A otimização em função do consumo de combustível é sempre algo de extrema importância para qualquer conceito e projeto de engenharia. Na área de astrodinâmica, em uma missão espacial, transferências orbitais que possam ser otimizadas sempre demonstram sua relevância. Assim, manobras orbitais que usam campos gravitacionais, chamadas de manobras Swing-By oferecem uma alternativa vantajosa em alguns contextos para diminuição do consumo de combustível para uma transferência orbital. Dessa forma, neste trabalho, foi estudada a parametrização de Swing-By ótima, considerando determinadas órbitas iniciais de um satélite artificial terrestre, para que, usando a gravidade da Lua, realize-se uma manobra proposta, utilizando o método Patched Conics, para mudança dos dois ângulos de seu plano orbital (Inclinação da órbita e ascensão reta do Nodo Ascendente - ARNA). Em seguida, compara-se a eficiência energética de tal manobra, com a eficiência energética dos métodos mais usuais para realizar a mesma transferência, aqui denominado “Método Clássico” ou “Manobra Clássica”. Os resultados mostraram que a metodologia proposta é vantajosa em relação à manobra clássica em termos de consumo de combustível para diversas condições de valores iniciais.