O FENÔMENO DA LOCALIZAÇÃO DE MODOS DE VIBRAÇÃO EM PÁS DE TURBINAS AERONÁUTICAS
O presente trabalho refere-se à identificação e análise das questões estruturais em pás de motores aeronáuticos, referentes à possível ocorrência do chamado Fenômeno da Localização de Modos de Vibração em Pás em Turbinas Aeronáuticas. Este envolve a distribuição da energia vibracional em modelos de turbinas em que um grande número de subsistemas nominalmente idênticos (as Pás) se acoplam pelo rotor em que estão fixados. Desta forma, foi adotada uma análise considerando, primeiramente, um modelo ideal, onde temos características, como comprimento, rigidez, angulação das pás, etc., dadas como idênticas para todos os subsistemas. Nesse caso, os modos de vibração se estendem a todo o conjunto de pás. A seguir, considera-se o modelo por uma visão mais real, variando certos elementos deste (neste trabalho, o foco se concentrou em variar em uma primeira análise, o comprimento das pás, em segunda análise, sua rigidez e, por fim, a angulação das mesmas). Demonstra-se que, neste tipo de modelo mais real, o Fenômeno da Localização de Modos de Vibração em Pás em Turbinas Aeronáuticas aparece e deve ser considerado, desprezado que foi no modelo ideal. Nesse fenômeno, a energia de vibração acaba se localizando em apenas parte do sistema, às vezes numa só pá. Para essas análises, foi utilizada a linguagem Matlab num programa baseado no Método os Elementos Finitos para identificação dos modos de vibração de um sistema cíclico como são pás de turbinas, gerando gráficos para possibilitar uma melhor visualização da presença deste fenômeno e da comparação entre os modelos real e ideal.