PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL PINHO FURTADO

DISCENTE : RAFAEL PINHO FURTADO
DATA : 19/10/2021
LOCAL: Banca será realizada no formato virtual utilizando o Google Meeting

Análise Termodinâmica de ciclos potência a gás utilizando oxi-combustão para captura de CO2

Com a necessidade de diminuir a emissão de gases de efeito estufa várias tecnologias vem sendo desenvolvidas visando o aumento da eficiência e também a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) em sistemas térmicos de potência. Uma das propostas para mitigação da emissão de CO2 e captura de carbono é a tecnologia de oxi-combustão. Nesta tecnologia, a combustão ocorre na presença de uma corrente de oxigênio com alto grau de pureza, de tal forma que os produtos da combustão são uma corrente composta principalmente por água e CO2 e outras impurezas presentes na corrente de oxigênio e no combustível. A maior vantagem da oxi-combustão está na facilidade do processo de remoção da água dos produtos de combustão, que pode ser removida por condensação. Por outro lado, para a obtenção do oxigênio é necessária uma unidade de produção de oxigênio, esta unidade possui alto consumo energético e penaliza a eficiência dos sistemas de potência com oxi-combustão, nestes sistemas é esperado um decréscimo de eficiência na faixa de 10%. Neste trabalho, foram escolhidos 3 ciclos a gás com oxi-combustão dentre os presentes na literatura para análise comparativa:  SCOC-CC, CES e E-Matiant. Estes ciclos termodinâmicos foram modelados no EES, e como a eficiência dos sistemas de potência também é um fator importante para a mitigação da emissão de CO2, foi proposta a maximização da eficiência energética destes ciclos através de algoritmo de otimização por enxame de partículas.  A análise comparativa tem como objetivo principal encontrar as vantagens e desvantagens dos ciclos estudados, levando em conta análise de primeira e segunda da termodinâmica. Resultados parciais mostram que a eficiência ótima encontrada pelo algoritmo de otimização para o ciclo SCOC-CC é 6,9% do que para uma planta de referência (ciclo combinado convencional), além disso o ciclo SCOC-CC produz 450g/kWh de CO2 e teoricamente 100% desta quantidade é capturada.

Presidente - Interno ao Programa - 1985515 - ANTONIO GARRIDO GALLEGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604343 - KARL PETER BURR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVIO DE OLIVEIRA JUNIOR - USP