Blocos de fundação apoiados diretamente sobre o solo para máquinas rotativas desbalanceadas: interação solo/estrutura e máquina/estrutura
Neste trabalho, estudam-se modelos que representam fundações do tipo rasas apoiadas diretamente sobre o solo que suportam sistemas mecânicos geradores de carregamento periódicos, ou mais especificamente, máquinas do tipo rotativas desbalanceadas.
Os objetivos gerais do trabalho são: propor melhores modelos para análise da interação máquina-fundação e melhores modelos para análise da interação solo-fundação. Para esses propósitos serão consideradas a análise de modelos não-ideais e a teoria elástica de semi-espaço.
Pretende-se desenvolver a análise de modelos físicos das interações máquina-fundação e solo-fundação. A seguir, serão formulados os modelos matemáticos referentes aos modelos físicos propostos, via Equações de Lagrange, para então resolvê-los numericamente.
Por fim, o principal objetivo específico será a avaliação da conveniência ou não do emprego desses novos modelos em vez dos usualmente empregados na prática da engenharia.