Modelagem e controle do sistema de locomoção do HROV-Proteo
O HROV (Hybrid Remote Operated Vehicle) é um veículo autônomo que tem como propósito realizar atividades em ambiente subaquático tais como verificação de estruturas, inspeção submarina e monitoramento ambiental. A movimentação do HROV é feita através de dois dispositivos complementares, duas esteiras para deslocamentos em superfícies planas e sem obstruções e um conjunto de quatro pernas articuladas que fazem um movimento conjunto emulando um animal artrópode, servindo para deslocamentos em superfícies irregulares.
É importante prever as situações que o veículo vai estar submetido durante sua operação, principalmente no caso de sua locomoção sobre uma superfície irregular, portanto se faz necessária a modelagem das pernas anexas, aqui denominadas como “patas”.
Através do modelamento se torna possível realizar ações de controle na dinâmica do veículo, tal como o SDRE. A modelagem do sistema de locomoção é feita através da utilização das equações de Lagrange obtendo as equações diferenciais ordinárias não lineares governantes do movimento do sistema analisando o regime de trabalho e os movimentos ideais do veículo nas condições de trabalho.