EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO TRANSPORTE PNEUMÁTICO DE MATERIAL SÓLIDO UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL
Nos segmentos industriais comumente é necessário o emprego de transporte da matéria prima e produtos em suas etapas de produção, o que se faz através de transporte mecânico utilizando-se, entre outros, o ar como fluido de transporte. Como este é empregado em quase todos os setores da indústria nas mais diversas etapas de processo, o seu emprego representa uma parcela significativa de consumo de energia elétrica e, por conseguinte, constitui-se de suma importância o seu estudo quanto ao seu uso adequado e eficiente do ponto de vista energético. O presente trabalho tem como objetivo principal obter uma relação matemática entre a quantidade de material transportado pneumaticamente e a energia utilizada para este fim, considerando-se variações nos parâmetros dos processos. Para tal, faz parte deste estudo, o desenvolvimento de um protótipo, que permita o emprego do ar no transporte de material sólido, instrumentada de forma a se poder obter dados de consumo de energia elétrica, pressão, vazão, velocidade de fluxo, entre outros, que associados à caracterização do material (granulometria e densidade das partículas) bem como às características do regime do transporte pneumático (fase diluída), permita uma contribuição relevante no avanço da fronteira do conhecimento com relação ao estudo da eficiência energética no emprego de transporte pneumático. Além disso, a partir da definição das grandezas a serem estudadas (por exemplo, pressão e vazão), é possível por meio da aplicação de planejamento fatorial, a otimização experimental, através da avaliação simultânea do efeito dessas variáveis a partir de um reduzido número de experimentos.