PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM
DATA : 25/11/2019
LOCAL: sala S204, 2º andar, Bl. Alpha 2 ,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO TRANSPORTE PNEUMÁTICO DE MATERIAL SÓLIDO UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL

Nos segmentos industriais comumente é necessário o emprego de transporte da matéria prima e produtos em suas etapas de produção, o que se faz através de transporte mecânico utilizando-se, entre outros, o ar como fluido de transporte. Como este é empregado em quase todos os setores da indústria nas mais diversas etapas de processo, o seu emprego representa uma parcela significativa de consumo de energia elétrica e, por conseguinte, constitui-se de suma importância o seu estudo quanto ao seu uso adequado e eficiente do ponto de vista energético. O presente trabalho tem como objetivo principal obter uma relação matemática entre a quantidade de material transportado pneumaticamente e a energia utilizada para este fim, considerando-se variações nos parâmetros dos processos. Para tal, faz parte deste estudo, o desenvolvimento de um protótipo, que permita o emprego do ar no transporte de material sólido, instrumentada de forma a se poder obter dados de consumo de energia elétrica, pressão, vazão, velocidade de fluxo, entre outros, que associados à caracterização do material (granulometria e densidade das partículas) bem como às características do regime do transporte pneumático (fase diluída), permita uma contribuição relevante no avanço da fronteira do conhecimento com relação ao estudo da eficiência energética no emprego de transporte pneumático. Além disso, a partir da definição das grandezas a serem estudadas (por exemplo, pressão e vazão), é possível por meio da aplicação de planejamento fatorial, a otimização experimental, através da avaliação simultânea do efeito dessas variáveis a partir de um reduzido número de experimentos.

Presidente - Interno ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LOURIVAL PEREIRA MARTINS - UNIAN-SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO