PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM
DATA : 03/08/2022
LOCAL: sala - 205 do Bloco Zeta no Campus de SÃO BERNARDO DO CAMPO da Universidade Federal do ABC

MODELAGEM ENERGÉTICA EM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE MATERIAL POLIMÉRICO EM PROTÓTIPO DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL

Nos segmentos industriais comumente é necessário o emprego de transporte da matéria prima e produtos em suas etapas de produção, o que se faz através de transporte mecânico utilizando-se, entre outros, o ar como fluido de transporte. Como este é empregado em quase todos os setores da indústria nas mais diversas etapas de processo, o seu emprego representa uma parcela significativa de consumo de energia elétrica e, por conseguinte, constitui-se de suma importância o seu estudo quanto ao seu uso adequado e eficiente do ponto de vista energético. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência energética do sistema de alimentação de sólido (válvula rotativa de fabricação própria) de um protótipo de testes para transporte pneumático. Com este propósito, obteve-se correlações matemáticas entre a quantidade de material alimentado e a energia consumida para este fim, fazendo-se uso de planejamento experimental (ou DOE), em que se utilizou um planejamento fatorial composto central rotacional, de dois níveis (22), e lançou-se mão de regressão linear, análise de variância, de resíduo e qualidade de ajuste, além da metodologia da superfície de resposta para avaliação e visualização do comportamento energético do sistema. Para tal, avaliou-se o comportamento de três materiais poliméricos (poliestireno de alto impacto, poliestireno padrão e polipropileno) por meio de ensaios experimentais e do uso de dois softwares distintos (Action Stat e Protimiza), para a obtenção dos modelos matemáticos linear e não-linear e suas validações, além das curvas de nível e superfície de resposta. Os resultados obtidos (coeficiente de determinação de no mínimo de 0,9363 e demais critérios de validação dos modelos sendo atendidos), constatou-se a aplicabilidade e confiabilidade dos modelos obtidos, além da constatação da possibilidade de se modelar e se estudar o comportamento energético do sistema de alimentação de sólido proposto, em função da rotação da válvula rotativa e quantidade de material a ser transportado, respeitadas as condições de contorno deste estudo.

Presidente - Interno ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MATEUS BOTANI DE SOUZA DIAS - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DELVONEI ALVES DE ANDRADE - IPEN