MODELAGEM ENERGÉTICA EM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE MATERIAL POLIMÉRICO EM PROTÓTIPO DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL
Nos segmentos industriais comumente é necessário o emprego de transporte da matéria prima e produtos em suas etapas de produção, o que se faz através de transporte mecânico utilizando-se, entre outros, o ar como fluido de transporte. Como este é empregado em quase todos os setores da indústria nas mais diversas etapas de processo, o seu emprego representa uma parcela significativa de consumo de energia elétrica e, por conseguinte, constitui-se de suma importância o seu estudo quanto ao seu uso adequado e eficiente do ponto de vista energético. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência energética do sistema de alimentação de sólido (válvula rotativa de fabricação própria) de um protótipo de testes para transporte pneumático. Com este propósito, obteve-se correlações matemáticas entre a quantidade de material alimentado e a energia consumida para este fim, fazendo-se uso de planejamento experimental (ou DOE), em que se utilizou um planejamento fatorial composto central rotacional, de dois níveis (22), e lançou-se mão de regressão linear, análise de variância, de resíduo e qualidade de ajuste, além da metodologia da superfície de resposta para avaliação e visualização do comportamento energético do sistema. Para tal, avaliou-se o comportamento de três materiais poliméricos (poliestireno de alto impacto, poliestireno padrão e polipropileno) por meio de ensaios experimentais e do uso de dois softwares distintos (Action Stat e Protimiza), para a obtenção dos modelos matemáticos linear e não-linear e suas validações, além das curvas de nível e superfície de resposta. Os resultados obtidos (coeficiente de determinação de no mínimo de 0,9363 e demais critérios de validação dos modelos sendo atendidos), constatou-se a aplicabilidade e confiabilidade dos modelos obtidos, além da constatação da possibilidade de se modelar e se estudar o comportamento energético do sistema de alimentação de sólido proposto, em função da rotação da válvula rotativa e quantidade de material a ser transportado, respeitadas as condições de contorno deste estudo.